Criar um Site Grátis Fantástico



ONLINE
1




Partilhe esta Página

rr


 www.climatempo.com.br/videos

 

VISITE A PAGINA DO "HOTEL BARROS" NO FACE BOOCK.

 

GARANTA JÁ SUA RESERVA PARA A SEMANA SANTA.

ww



Total de visitas: 215773
Noticias da Cidade
Noticias da Cidade

                    Reproduzimos nesta pagina as materias de interesse turistico publicadas nos  diversos meios de comunição e também no Site oficial da Prefeitura Municipal de Guapé . 06/03/2012

27/04/2012

Expoguapé se aproxima e cidade começa a entrar no clima

Está chegando a Expoguapé 2012 (Exposição Agropecuária de Guapé) a ser realizada nos dias 17 a 20 de maio, no Centro de Eventos do município. A exposição faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura, que é parceira dos organizadores da festa que atrai muitos turistas e visitantes à cidade devido a sua programação variada e seus shows de alta qualidade.

“Nossa população vai se surpreender, assim como se surpreendeu com o hiper carnaval que foi realizado este ano com ótimas bandas e uma bela estrutura e organização”, disse o prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT), acrescentando que toda a equipe da Administração Municipal estará assim como no carnaval, envolvida e empenha na realização da Expoguapé.

A festa começa dia 17 de maio (quinta-feira) e quem abre o evento é a dupla sertaneja, Luiz e Luciano. Dia 18 (sexta-feira) é a vez do cantor famoso, Eduardo Costa dar seu ar da graça no palco principal. Dia 19 de maio (sábado), quem sobe ao palco é a dupla Chico Rey e Paraná, com seus clássicos sertanejos e dia 20 (domingo), para finalizar o evento, é a banda guapeense Eclipse, quem dará o tom da noite.

Em menos de vinte cinco dias da festa, a cidade de Guapé já se prepara para receber milhares de pessoas do Estado e da região. O trabalho de limpeza no município não pára, sobretudo no Centro de Eventos, onde acontecerá a Expoguapé. Ajustes na iluminação, documentação de todos os órgãos responsáveis como: bombeiros, polícia militar, já estão sendo contactados.

Conforme o prefeito de Guapé, Nelson Lara, explicou, a segurança será a palavra chave para essa Expoguapé 2012. “Nossa equipe toda já começou os preparativos para a festa e vamos deixar a estrutura do evento organizada para receber milhares de pessoas nos ranchos, pousadas e hotéis. O visitante pode vir tranquilo para o nosso município, porque terá toda a segurança e a infraestutura adequada”, afirmou Nelson.

O prefeito faz questão de destacar o empenho de todos os departamentos municipais na organização de mais uma edição da Expoguapé. “O funcionalismo público todo irá ajudar a realizarmos uma festa voltada à nossa população. Percebemos que a união de todos os departamentos durante os principais eventos do ano, como o carnaval, é sempre um sucesso. Então, vamos repetir a dose e todos vão auxiliar novamente. Estamos montando uma megaestrutura para ninguém botar defeito. Vamos oferecer uma exposição que ficará marcada na história de Guapé”, afirmou Nelson Lara.

 

 

12/04/2012

Guapé será sede do Festival Nacional da Canção em agosto

O município de Guapé será palco do 42º Festival Nacional da Canção (Fenac), maior e mais tradicional festival de música do país. A cidade receberá entre os dias 24 e 25 de agosto, músicos, compositores e interpretes de várias partes do Brasil, além de atrações culturais que acontecerão na Praça Doutor Passos Maia, no centro da cidade. As inscrições para participar do Fenac já estão abertas. Músicos, interpretes e compositores podem se inscrever pelo correio ou pela internet até o dia 8 de junho. Os selecionados concorrerão ao Troféu “Lamartine Babo” e R$ 200 mil reais em prêmios.

O evento acontecerá de agosto a setembro deste ano em seis cidades mineiras. Dividido em 5 etapas eliminatórias, o 42º Fenac começará em Extrema nos dias 3 e 4 de agosto e passará nos dias 10 e 11 de agosto por Pouso Alegre. 17 e 18 de agosto, em Formiga, 24 e 25 de agosto, em Guapé, 31 de agosto e 1º de setembro, em Varginha, 6, 7 e 8 de setembro, as semifinais e final acontecerão em Boa Esperança.

Dos compositores inscritos, 140 serão classificados para se apresentarem, sendo 28 em cada cidade, de onde sairão as 30 canções semifinalistas. No ano passado, cerca de 3 mil compositores de 17 estados diferentes participaram do evento.

As inscrições podem ser enviadas pelo correio (Rua Belo Horizonte, 224, Jardim Andere, Varginha-MG, CEP: 37.006-370) ou pela internet através do site www.festivalnacionaldacancao.com.br. Os compositores podem inscrever quantas músicas desejarem, desde que sejam inéditas e originais, pagando a taxa de R$ 10,00 por música. Não existem restrições a gêneros musicais e obrigatoriamente as letras devem ser em português.

O prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT) não mediu esforços para trazer este Festival de Música para a cidade. Logo no início deste mês, em reunião no seu gabinete com o pessoal da organização do evento da Fenac, Nelson afirmou. “Jamais poderíamos deixar de abrigar um festival tão conceituado como este na nossa cidade. Além do mais, temos muitos artistas anônimos que poderão também participar aqui na sua terra e ser prestigiado e aplaudido pelos conterrâneos. Acredito que será um evento extremamente enriquecedor para o nosso povo e para quem vem de fora”, disse Nelson Lara acrescentando.

“As manifestações artísticas são fundamentais para o desenvolvimento psicológico e cognitivo de vários jovens. A cultura e a arte têm que andar de mãos dadas e nós da Administração Municipal, apoiamos todos os eventos dessa natureza por trazer mais qualidade de vida à nossa população”, afirmou Nelson, lembrando também, que é uma ótima oportunidade para fomentar o turismo na cidade, com pousadas e hotéis lotados de visitantes.

Com uma história de 42 Anos, o Festival Nacional da Canção traz em 2012 uma programação muito especial nas ruas e praças das cidades sedes como: apresentações de teatro, dança, mágica, artes plásticas, artesanato e música. O objetivo principal do evento, conforme os organizadores, é valorizar e divulgar a cultura nacional. O Fenac é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Pela Lei Rouanet.  (Mais informações pelo tel: (35) 3221- 1020

 

04/04/2012

Reunião define detalhes para a Expoguapé 2012

Em reunião nesta última terça (03-04), com a participação de alguns servidores municipais e também organizadores da festa, foram definidos mais detalhes para a realização de mais uma edição da Expoguapé, que será realizada no período de 17 a 20 de maio no município.

 “Nós temos certeza que será, mais uma vez, um sucesso absoluto a Expoguapé 2012. Guapé será o centro das atenções da região neste período”, disse o prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT) no início da reunião ocorrida no seu gabinete ontem. Neste ano, uma mega estrutura será montada para receber todo tipo de amante deste evento.

Temas como estrutura, divulgação e som foram um dos assuntos discutidos entre os envolvidos para esta festa. Segundo Nelson Lara, é intenção da prefeitura realizar uma exposição agropecuária superior ao do ano passado, já que o evento é bem aguardado pela população guapeense e municípios vizinhos.

“Aliás, nossa população vai se surpreender, assim como se surpreendeu com o hiper carnaval que foi realizado este ano com ótimas bandas e uma bela estrutura e organização”, disse Nelson, acrescentando que toda a equipe da Administração Municipal estará envolvida e empenhada na realização da Expoguapé, assim como foi no carnaval de 2012.

Neste ano, a Expoguapé começa dia 17 de maio (quinta-feira) e quem abre o evento é a dupla sertaneja Luiz e Luciano. Dia 18 (sexta-feira) é a vez do cantor famoso Eduardo Costa dar seu ar da graça no palco principal. Dia 19 de maio (sábado), quem sobe ao palco é a dupla Chico Rey e Paraná, com os seus clássicos sertanejos e dia 20 (domingo), para finalizar o evento, é a banda guapeense Eclipse, quem dará o tom da noite.

O prefeito Nelson Lara fez questão de destacar o empenho de todos os departamentos municipais na organização de mais uma edição da Expoguapé. “Nossa equipe está empenhada em realizar uma festa voltada à nossa população. Percebemos que a união de todos os departamentos durante os principais eventos do ano, como o carnaval, é sempre um sucesso. Então, vamos repetir a dose e todos vão ajudar novamente. Estamos montando uma megaestrutura durante o evento garantindo total segurança a todos. Vamos oferecer uma exposição que será marcada na história de Guapé”, afirmou Nelson.

A reunião contou com a presença do assessor de projetos, Jorlan Parula, o diretor do Departamento de Turismo, Alvânio Eustáquio, João Claúdio e também os organizadores do evento em parceria com a prefeitura, Arnaldo Gomes e Fernando Souza.

 

Investidores aterrissam em Guapé para discutir projeto A Ilha

O prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT) recebeu em seu gabinete na manhã do dia 8 de março, a visita de investidores e profissionais que estão desenvolvendo o empreendimento luxuoso, “A Ilha” e as “Flyvilles” que serão instaladas em breve às margens do Lago de Furnas, em Guapé.  O novo conceito oferecido pelos empreendedores promete chamar a atenção de investidores de várias partes do país. Situado em uma área nobre, com bela vista para o lago, empreendimentos como A Ilha e as Flyvilles são garantia de valorização e respeito ao meio ambiente.

Os guapeenses ficaram por entender desde muito cedo, o porquê do trânsito em frente à prefeitura permanecer fechado durante algumas horas. Só mais tarde quando escutaram o barulho do helicóptero pousar no gramado da praça Dr. Passos Maia, é que descobriram que se tratava da visita dos investidores de mais um condomínio de luxo à cidade de Guapé.

Vieram apresentar o projeto urbanístico e arquitetônico ao prefeito de Guapé, Nelson Lara, o arquiteto responsável geral do projeto A Ilha, Gustavo Penna, o engenheiro químico e presidente do grupo investidor do condomínio A Ilha, Márcio Bissoli e um dos investidores deste negócio em Guapé, Elmânio Carvalho Vilela. O propósito da visita foi detalhar o projeto ao prefeito Nelson Lara, que tem dado todo o apoio a esta iniciativa desde o ano passado e também conhecer de perto as peculiaridades de Guapé, do local onde será erguida A Ilha e a região em torno do Lago de Furnas.

A Ilha e as FlyVilles serão construídas na rota aquática entre Guapé e Escarpas do Lago. Conforme o grupo, o empreendimento contará com um aeroporto de 1.200 metros de onde descerá aviões a jato executivo e ainda um heliporto, restaurante panorâmico e marina social. O aeroporto, como bem informou o arquiteto, Gustavo Penna, será em um espaço fora da ilha, que estará localizado em um terreno de frente para o empreendimento.

As FlyVilles, segundo o presidente do grupo investidor, Márcio Bissoli, são modelos de moradias onde a pessoa pousa e permanece. “É a construção de uma casa com lugar para pouso. Um dos pioneiros a adquirir uma casa assim foi o ator norte americano, Jonh Travolta. Sem dúvida, é uma inovação aqui na região, um diferencial a mais pois há pista de jato também”, lembrou Márcio Bissoli.

O arquiteto de renome Gustavo Penna, que tem trabalhos de impacto na área da arquitetura no Brasil e no exterior e que inclusive é o responsável pelo projeto do novo Mineirão para a Copa de 2014, afirma que vislumbrou a possibilidade de arquitetar um projeto que incentiva o turismo responsável e que não deixa de ser atrativo.

 “No nosso trabalho a natureza está no centro. Domá-la é uma estupidez, aprendemos com ela”, afirmou o arquiteto explicando que não haverá necessidade de cortar árvores para a instalação do aeroporto, porque existe já uma topografia própria para tal fim.

Eles conversaram entre outros assuntos com o prefeito Nelson Lara de como o mundo está mais veloz. “Hoje, 30% da economia mundial voa e logo logo vamos passar para 70%. Isso significa que hoje tudo voa: a tecnologia, a medicina, a informação, o perecível, etc. A cada dia que passa as pessoas precisam mais da aviação e voar para pousar em um lugar belo e aconchegante como o Lago de Furnas em Guapé é ainda melhor. Esse é um dos diferenciais deste empreendimento”, frisou o arquiteto Gustavo Penna.

Quanto ao motivo de edificar uma obra às margens do Lago de Furnas, os profissionais e investidores foram taxativos. “O Lago é simplesmente o protagonista, ele deixa de ser coadjuvante”, afirmaram os três, ainda dizendo que o projeto é todo sustentável. “O critério principal é recuperar, conservar e preservar o meio ambiente em tudo o que fizermos”, afirmou Gustavo Penna.

Um dos investidores,  Elmânio Carvalho Vilela, disse na ocasião, que o projeto na verdade está pronto e que agora foi encaminhado ao Conselho Estadual de Política Ambiental de Varginha (Copam) para apreciação do órgão. Logo após então serão iniciadas as obras no entorno do Lago de Furnas. “O nome A Ilha é autoexplicativa, como bem discutimos entre nós. Não existe lugar mais bonito e mais apropriado para descansar. Além do mais, tem o Parque do Paredão onde a pessoa pode desfrutar dos encantos do local e também das cachoeiras, dos cânions, etc”, frisou Elmânio ainda dizendo.

“Tinha apenas a terra. Esses dois profissionais aqui me fizeram acreditar que um projeto sustentável a beira do lago poderia dar certo e foi o que fizemos. O Márcio é um grande empreendedor e o Gustavo tem toda a ousadia e o poder criativo que precisávamos para desenvolver o projeto. Mas vale ressaltar que sem o apoio irrestrito do prefeito de Guapé, Nelson Lara, que acreditou e deu força para prosseguirmos na ideia, nada teria saído do papel. Nelson aprovou esse projeto ‘a jato. Sem o auxílio dele, nada disso estaria acontecendo”, ressaltou Elmânio.

O prefeito Nelson Lara disse entre outros assuntos que, a procura por moradias que unem modernidade e sustentabilidade tem sido cada vez mais comum no mercado imobiliário e esse foi um critério que fez ele acreditar e apoiar o projeto A Ilha em Guapé. “Hoje, muitos futuros proprietários buscam, além da qualidade do imóvel, a preservação do meio ambiente. Há uma grande procura para este tipo de imóvel e cada dia aumenta mais. As pessoas procuram economia para si mesmas, qualidade de vida e, ao mesmo tempo, vantagens para o meio ambiente”, afirmou o prefeito de Guapé.

“O bom é que o projeto adapta-se ao ecossistema local e promove a proteção à flora e fauna, isso é muito bom, aliado a uma rara sensação de paz, silêncio e privacidade necessária”, falou Nelson concluindo. “Guapé já é um paraíso e está recebendo a merecida atenção. Para nós guapeenses, tudo isso é motivo de muito orgulho!”, encerrou o prefeito.

Após uma breve pausa na prefeitura, os investidores, o profissional e o chefe do Executivo voaram de helicóptero ao Parque do Paredão de Guapé e adjacências. Eles ficaram encantados com a beleza do verde e das águas lá de cima.

 

Limpeza da cidade é elogiada pela população

Aos olhos de guapeenses e turistas não é novidade que o município da qualidade de vida se destaque pela limpeza das vias urbanas e, principalmente, dos pontos turísticos e de lazer. Basta dar uma simples volta pela cidade e comprovar a eficácia do trabalho do pessoal do “Lixo e Cidadania”, do programa Barriga Cheia, que é sucesso em Guapé. De norte a sul da cidade há pessoas varrendo, limpando, conservando e a diferença é notória. Só em não ver o lixo nas ruas dá para se ter uma ideia de quão limpa Guapé é.

A população é estimulada a ajudar na limpeza da cidade através do programa Lixo e Cidadania, onde o objetivo principal é a troca do lixo reciclável por vale alimentos que podem ser utilizados no Armazém Municipal de Guapé na compra de diversos alimentos para as famílias. Além da população, que participa da limpeza da cidade, a prefeitura também faz seu trabalho diário com uma equipe especializada que recolhe todo o lixo grosso do município, fazendo Guapé ficar ainda mais bonita, como explica a dona de casa, Jaqueline.

“A gente sempre ouve elogios. Hoje a cidade está mais limpa. Antes tínhamos medo do número excessivo de pragas urbanas como ratos e baratas, mas hoje as ruas e todas as vias de um modo geral estão mais conservadas. Quem passa pelas ruas sempre vê o pessoal trabalhando”, fala a dona de casa guapeense.

Hoje o município sente orgulho por ser a única cidade do Brasil que oferece um programa social que troca o lixo por alimentos, tirando milhares de pessoas da zona de risco da miséria e dando a elas mais dignidade e trabalho.

 Se as ruas e avenidas estão mais cuidadas é devido ao trabalho conjunto das equipes de limpeza urbana da prefeitura e da própria população que também colabora. No fim das contas, quem ganha com tudo isso, é a própria comunidade, como bem atesta o turista belo horizontino, Thiago Oliveira.“Guapé está a cada dia melhor para se viver. A cidade é tranquila, o povo é hospitaleiro e gentil. Isso valoriza ainda mais a beleza que Guapé já possui”, garante o turista.

O prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT) diz que se encontra num momento muito feliz e com a consciência tranquila de que realiza muitas obras físicas e sociais importantes, que dão destaque a Guapé como a cidade da qualidade de vida.

“Assim que assumi o governo, procurei aprofundar o projeto de modernizar nossa cidade. Graças ao planejamento que fizemos, executamos um plano do município do futuro, aquele que gostaríamos de deixar para todo guapeense. E não foram somente obras físicas que realizamos, criamos um programa sério, o Barriga Cheia, não deixando de ter um olhar sensível para aqueles que mais necessitavam”, fala Nelson acrescentando.

“Hoje Guapé está mais bonita, título este que enche de orgulho a nossa gente, que já está incorporando no imaginário e que tem atraído e contagiado pessoas de outros estados e até do exterior, que vem pra cá desfrutar dessa qualidade de vida gostosa”, conclui o prefeito.

 

 

Grupo Pró-Guapé terá quase R$ 200 mil para restaurar imóvel que abrigará Centro Cultural

E-mail Imprimir PDF

Ação política do deputado Antônio Carlos foi fundamental para conquista

Foi assinado na terça-feira, 7, um convênio entre a Grupo Pró-Guapé da cidade de Guapé e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) para a garantia de cerca de R$ 200 mil, que será utilizada para restauração e ampliação de um imóvel, que abrigará um Centro Cultural. Lá, também, pretende-se utilizar como Conservatório da Corporação Musical Lira Maestro João Novato. O secretário da pasta, Wander Borges esteve presente no ato da assinatura e representando a instituição, o presidente Lenilton Soares.
Por falar no presidente, Lenilton relatou que Arantes abraçou o projeto desde o início e que mostrou toda a boa vontade para alcançar esta conquista. “Estamos muito satisfeitos e ele foi peça fundamental. Ele te se mostrado muito amigo de nossa cidade. Continuamos contando com o apoio dele”, emendou.
Para chegar ao conhecimento do deputado, o líder político do município Wallyson Oliveira e os vereadores Adeilson Amaral (PSC) e ‘Jorge do Crioulo’ (PMDB) têm trabalhado juntos para levantar as demandas do município. Wallyson expôs que é importante contar com o apoio de Antônio Carlos, pois sua representatividade em relação ao Governo de Minas é digna de destaque. Já o vereador lembrou que o Centro Cultural abrigará documentos, fotografias, quadros e obras de arte produzidas ao longo da história do município, principalmente após Guapé ter sido tomada pelas águas de Furnas em 1962. Wallyson ponderou que os objetos têm grande valor sentimental e histórico. “Tudo está em um imóvel improvisado e agora serão devidamente preservados e expostos no Centro, que fica próximo ao Bangalô, na beira da represa”, revelou. Ainda de acordo com o vereador, o projeto será valioso, pois estimula a cultura e conserva o patrimônio histórico da cidade. E completou: “Não havia ninguém que nos dava esta atenção, somos gratos ao deputado pela sua parceria e atenção com a gente”.
O deputado, por sua vez, elogiou o secretário Wander Borges pelo seu trabalho e dinamismo frente à pasta que ele está deixando e lembrou que as Secretarias de Estado do Governo Anastasia têm trabalhado muito para melhorar a qualidade de vida do povo da região.

Comentários (0)

 

23/02/2012

Carnaval 2012 superou expectativas dos organizadores e do público em geral

Na foto, Parque Ecológico do Paredão lotado de foliões

 Quem participou pode falar com propriedade. O carnaval de Guapé deste ano ficou marcado na história do município como um dos melhores carnavais de todos os tempos. O evento esteve a altura do que todos esperavam: muita segurança, ótimas bandas e uma estrutura fantástica. A população guapeense por sua vez retribuiu com muita hospitalidade, educação e disposição nos dias de folia. O evento já deixa saudades.

Logo na entrada da cidade, uma equipe ficou por conta de recepcionar quem chegava de fora, distribuindo folhetos com várias informações sobre o município como: números de telefones principais, pousadas, hotéis, farmácias, supermercados, restaurantes, entre outros serviços úteis. Num outro folder, o visitante ainda pôde vislumbrar com as fotografias do belo município banhado pelo Lago de Furnas.

Como nos demais anos, o carnaval em Guapé se destacou pela tranquilidade e pela participação maciça de famílias. Não foi difícil encontrar várias mães com carrinhos de bebês, crianças pequenas, gestantes e muitos idosos animados durante os dias de folia. A segurança no município também se destacou. Outro chamativo foi o número de banheiros químicos espalhados pela praça Dr. Passos Maia, local onde aconteceu o evento.

Como a Administração Municipal sabia que receberia milhares de pessoas, mais de 40 policiais militares estiveram envolvidos e mais o corpo de apoio da prefeitura municipal que contou com mais de 30 pessoas entre homens e mulheres em pontos estratégicos. Além desses profissionais, a prefeitura colocou a disposição duas motos que ficaram rondando as ruas da cidade.

Ambulâncias e enfermeiros também ficaram de prontidão na Praça Dr. Passos Maia caso houvesse algum incidente, mas tudo ocorreu na maior tranquilidade. Durante o dia, nos pontos mais afastados, como no Bangalô, no Parque Ecológico do Paredão e nos portos das balsas de Araúna e do Barreirinho também ficaram a disposição mais ambulâncias e enfermeiros que zelaram pela saúde dos festeiros. Os portos contaram com o Corpo de Bombeiros e chalanas e barcos para qualquer imprevisto no local.

Um dos pontos mais movimentados durante o dia, foi no Bangalô, que recebeu milhares de foliões que se animaram com um trio elétrico instalado no local. O Clube do Ipê Campestre também ficou lotado, assim como o entorno do Lago de Furnas que ficou cheio de barcos, lanchas e também de Jet skis.

Os desfiles dos blocos carnavalescos “TPM” e “Tião Folia” foram uma sensação a parte e cada um deles receberam em nome do prefeito Nelson Lara (PT), uma placa por ter incentivado e contribuído com a cultura do carnaval na cidade.

O casal Samara e Ulisses Jacob, do município de Passos, disseram que adoraram passar o carnaval em Guapé e que o evento foi marcado pela descontração e pela animação. “Foi um grande prazer estar aqui nestes cinco dias de festa. Este foi o nosso primeiro carnaval em Guapé  e esperamos voltar mais vezes à cidade porque Guapé é linda! Ficamos impressionados com a organização do evento, com a segurança que foi ótima e com a limpeza do município. Queremos parabenizar o prefeito da cidade pela bela administração e com certeza vamos voltar para curtirmos o município mais vezes”, declarou o casal passense. 

Outro casal, Thiago Henrique e Lidiane e mais a filha Júlia, deram um depoimento sobre o carnaval em Guapé. “O que mais chamou nossa atenção foi sem dúvida a organização do evento. Teve espaço para todo mundo, uma área de serviços de comida muito boa, pousadas excelentes e um ótimo atendimento. Pudemos aproveitar em família, já que a nossa pequena tem 4 anos e isso foi ótimo para nós! O município está de parabéns pelo belo carnaval!”, disse o casal.

Perpétua, de 58 anos, moradora de Belo Horizonte, foi outra que só elogiou o carnaval de Guapé. “Já estive em outros carnavais aqui em Guapé, mas elejo este carnaval como o melhor de todos os tempos. Equipe organizada, cidade limpa, palco bem estruturado, segurança exemplar, tudo do bom e do melhor. Sinceramente, o carnaval de Guapé não perde em nada para o carnaval da Bahia, não!”, assinalou Dona Perpétua.

O prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT), feliz em receber tantos turistas e proporcionar um carnaval de qualidade ao povo guapeense, disse que todas as pessoas presentes deram um colorido especial às noites carnavalescas e que não pararam um só minuto, contagiando a todos com alegria e brincadeiras.

“Nossa intenção foi essa: deixar todos a vontade, assim como ficam em suas casas e acredito que conseguimos pois a festa foi um sucesso. Só tenho que agradecer a todos os guapeenses que souberam receber todos os foliões de forma respeitosa e hospitaleira, dando verdadeiros exemplos de cidadania. Agradeço aos nossos funcionários municipais que nos ajudou a realizar um belo carnaval. Estou muito satisfeito e não tenho dúvidas de que este foi o melhor carnaval já realizado em Guapé”, falou o prefeito.

 

 

 

23/01/2012

Município está fechando últimos detalhes para o Carnaval 2012

O município de Guapé já começou a se preparar para um das festas mais animadas do país, o carnaval, que acontece de 17 a 21 de fevereiro, na Praça Dr. Passos Maia, no centro da cidade. A Prefeitura, através do Departamento de Turismo está acertando os últimos detalhes para fechar com as bandas que animarão os cinco dias de folia. A expectativa por parte dos guapeenses e turistas que já conhecem o carnaval em Guapé, é grande.

De acordo com o diretor de Turismo, Alvânio Eustáquio de Freitas, os shows terão início durante os cinco dias de festa, sempre às 21h. Mas durante o dia o folião também tem opção de lazer. Um trio elétrico estará instalado no Bangalô para animar os carnavalescos mais entusiasmados e não é só isso. Para aqueles que gostam de apreciar o belo Lago de Furnas, a prefeitura estará dispondo um passeio radical de chalana, com toda a segurança possível: barco salva-vidas, uma ambulância e um enfermeiro caso haja alguma emergência.

A prefeitura de Guapé promete oferecer um carnaval igual ou superior ao do ano passado. Conforme Alvânio, os foliões poderão contar com camarote, desfile de blocos carnavalescos, iluminação moderna e um amplo palco com som amplificado e praça de alimentação com uma infinidade de opções de lanches e bebidas para as pessoas.

“Nosso objetivo é esse: proporcionar um carnaval à altura do nosso povo e dos turistas que vêm de várias partes do país. Guapé é hoje conhecidíssima por oferecer um evento inesquecível e neste ano de 2012 não será diferente. Quanto às bandas, estamos fechando os últimos detalhes e nos próximos dias temos como falar oficialmente quais estarão animando o carnaval em Guapé”, disse o diretor de Turismo do município.

Para as pessoas mais tranquilas, que gostam de ficar longe do barulho, o município também tem outra alternativa. Uma bela opção de lazer são as cachoeiras de águas cristalinas e o famoso Clube a beira do Lago de Furnas, o Ipê Campestre. “Ninguém precisa se preocupar, carnaval não é só barulho, nossas cachoeiras além de serem maravilhosas, acalmam e transmitem paz. O melhor lugar para esses dias de descanso é aqui na nossa Guapé”, diz Alvânio.

O prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT) convida toda a população para passar o carnaval 2012 em Guapé. “Os preparativos foram intensificados nesta última semana e nossa expectativa de fato é realizar um grande evento na cidade, assim como nos demais anos atraindo cerca de 10 mil foliões. Esperamos superar na qualidade. A cada ano, buscamos melhorar o carnaval em todos os aspectos. Estamos trabalhando bastante para isso e esperamos que em 2012 o carnaval seja um sucesso como nos anos anteriores”, ressaltou Nelson acrescentando.

“Não podemos deixar de mencionar o apoio da Polícia Militar que dará toda a segurança para os foliões, mas uma coisa é certa: em Guapé, a alegria estará garantida”, disse o prefeito explicando que todos os anos o município recebe muitos turistas da região e do país que buscam um carnaval animado em família também.

 “As pessoas vêm passar o carnaval em Guapé em busca de lazer e diversão e encontram uma programação animada que agrada à família inteira. Muitas vezes os avós preferem curtir a natureza, mergulhar nas cachoeiras, enquanto as crianças aproveitam o dia, e os adolescentes e adultos, gostam do samba e da agitação da rua. Então é isso: temos opções para todos, por isso é que em Guapé acontece o melhor carnaval da região”, comentou o prefeito.

 

29/12/2011

Réveillon em Guapé promete ser inesquecível

Tudo pronto para a chegada de 2012 em Guapé. Como nos anos anteriores, a Prefeitura de Guapé está preparando uma festa no capricho para os guapeenses nativos e turistas que aproveitam esta temporada para apreciarem o que há de melhor na cidade. A expectativa é atrair um grande número de pessoas para o réveillon na Praça Dr. Passos Maia, no centro da cidade; local onde será realizado o evento.

A festividade começa oficialmente na sexta-feira, dia 30, com o show da Banda Eclipse, a partir das 23h. Já no dia 31, o show é com a Banda Swing Bahia e tem início às 23h. Quando o ponteiro marcar 24h acontecerá a tradicional queima de fogos de artifício, um espetáculo à parte, juram os que acompanham todos os anos o episódio.

Conforme o diretor de Turismo da Prefeitura de Guapé, Alvânio de Freitas, o Vaninho, o réveillon 2012 promete ser inesquecível. “Estamos organizando com muito carinho cada detalhe desta grande festa e esperamos um movimento igual ou superior ao do ano passado. É uma das festas mais belas que o nosso município oferece aos guapeenses e turistas!”, disse Vaninho.

O prefeito Nelson Lara (PT) espera que o réveillon deste ano possa agradar a todos, como nos demais anos e que a população compareça emanando energias positivas para o novo ano que se finda. “Convido desde já a todos participarem conosco deste momento impar que vai ser o réveillon na praça, com bandas de altíssima qualidade. Vamos nos divertir e refletir, acima de tudo neste dia, para que possamos caminhar juntos em 2012 em busca de um mundo melhor, cheio de paz, saúde, compreensão e muito, muito amor!”, disse o prefeito. 

Furnas atrai meio bilhão de reais em projetos de lazer para milionários

 

Investimentos no "lago dos milhões" vão de pistas de pouso, hotéis de luxo, helipontos, até campos de golfe

 


Divulgação

furnas

Luxo e riqueza: avião é estacionado na "garagem" de casa



O crescimento da economia brasileira está transformando a região do Lago de Furnas, no Centro-Oeste de Minas Gerais, no paraíso dos endinheirados. Incorporadoras de todo o Brasil investem mais de meio bilhão de reais na construção de loteamentos e complexos turísticos de alto padrão nos 34 municípios banhados pelo lago. Para atender ao alto padrão de exigência dos investidores, os empreendimentos contam com pistas de pouso, campo de golfe, heliponto e marinas com capacidade para abrigar vários barcos. A estratégia das empresas do ramo é disputar um mercado restrito, mas muito rentável.

 

Os empreendimentos são considerados um ótimo negócio para as construtoras, mas também para os próprios compradores, que podem engordar seu patrimônio em até 300%, índice de valorização dos terrenos nos dois últimos anos. “Os preços dos terrenos aqui estão quatro vezes mais altos do que em 2009. Quem investe tem lucro certo”, diz o presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e prefeito de Guapé, Nelson Lara.

 

Diante da demanda aquecida no setor imobiliário, quatro loteamentos foram lançados em 2010, em Capitólio, cidade com pouco mais de 8 mil habitantes e que fica às margens do lago criado pela represa de Furnas. Com 1.440 quilômetros quadrados, o lago, chamado pelos moradores da região de “Mar de Minas”, tem quatro vezes a capacidade da Baía da Guanabara. Os últimos lançamentos imobiliários na cidade remontavam à década de 90. “Estamos todos animados com esta movimentação. É geração de emprego e desenvolvimento para nossa região”, afirma o prefeito de Capitólio, José Gonçalves Machado.

 

A Alago estima que cerca de 2 mil postos de trabalho sejam criados com a movimentação imobiliária na região de Furnas, principalmente na construção civil e nos serviços.

 


Neste frenesi imobiliário, a cidade de Guapé não ficou de fora. Foi uma península de mais de 1,8 milhão de metros quadrados na parte da represa que banha o município que encantou a família Carbonari, os donos da  Anhanguera Educacional.

 

Eles compraram metade do terreno que pertencia ao empreendedor local, Jayme Resende, de quem acabaram se tornando parceiros. A parceria deu origem à empresa Porto Rezende, que vai gerir o empreendimento.

 

Somente na primeira etapa, o projeto contará com um aporte de R$ 45 milhões para obras de infraestrutura e montagem do centro náutico, clube equestre e aeroclube. Na segunda fase, mais R$ 40 milhões devem ser investidos no projeto.

 

Também faz parte do empreendimento  a criação de um spa, que terá bandeira de uma rede hoteleira internacional ainda não definida pela família Carbonari. “A área total do empreendimento será de 22 mil metros quadrados, com 6.700 metros quadrados de área construída. Também teremos 121 vagas para barcos de até 26 pés e 121 vagas para barcos de até 37 pés”, afirma Antonio Carbonari Neto, sócio do projeto e fundador da Anhanguera.

 

De olho nas oportunidades na região, a maior empresa loteadora de Minas Gerais, o grupo Vitória da União, não perdeu tempo e aportou no Lago de Furnas com o Vitória Náutico Residence, empreendimento com 700 mil metros quadrados de área total e 856 lotes. Sem fazer lançamento e divulgação do condomínio, 50% dos lotes já foram vendidos.

 

“É retorno certo. Injetamos R$ 20 milhões no projeto e esperamos recuperar este investimento com um lucro de 200%, cerca de R$ 80 milhões em um ano, revela o gerente comercial da Vitória da União, Guilherme Matos Utsch. O projeto do grupo também conta com heliponto e um complexo de marina.


Avião na garagem de casa


Boa parte dos condomínios de luxo do Lago de Furnas conta com aeroportos particulares, construídos para garantir comodidade e privacidade aos moradores e visitantes.  É o caso do Quintas Ponta do Sol, de Régis Campos, dono da construtora Emccamp, referência na construção de casas para a classe C. O empresário não poupou esforços para construir uma pista de pouso que chega até cada um dos terrenos. “É um conceito conhecido como fly in. O dono tem o privilégio de estacionar o avião em casa,” afirma.

 

O empresário afirma que outro atributo que confere exclusividade ao projeto é que todos os terrenos têm marinas. Assim, além de poder estacionar os aviões, os proprietários das mansões também podem atracar seus barcos no quintal de casa.

 

Campos revela que, dos 20 lotes de 10 mil metros quadrados cada, apenas dois ainda não foram vendidos. “Vendi todos apenas para os amigos”, diz.


O empresário detalha que investiu cerca de R$ 20 milhões no empreendimento, incluindo o asfaltamento dos seis quilômetros do trevo que liga Capitólio ao bairro Escarpas do Lago. “Já recuperei esse montante com a venda dos imóveis, mas meu objetivo principal não era lucrar com esse condomínio, era transformar o local em reduto de tranquilidade e de privacidade para mim e meu amigos”, diz Campos.

 

Outro projeto criado a partir da perspectiva da exclusividade é o Península Escarpas. Com 76 lotes, o projeto foi criado por um grupo de nove amigos e encabeçado por Samur Junqueira Oliveira, proprietário de uma rede de concessionárias de veículos em Belo Horizonte. “Inicialmente, queríamos nos reunir em Furnas durante os feriados, mas com o tempo percebemos que poderia ser um bom investimento, por isso expandimos o projeto”, conta Oliveira.

 

hotéis de luxo e estaleiro no interior


Além de condomínios de luxo, a região do Lago de Furnas atrai complexos hoteleiros sofisticados. A presença de turistas que têm poder de compra fomentou inclusive o desenvolvimento de um estaleiro que produz 800 embarcações por ano em pleno interior de Minas.

 

O hotel Furnas Park, localizado à beira do reservatório, na cidade de Formiga, entra na lista de estabelecimentos sofisticados. Trata-se do primeiro na região a manter uma pista de pouso exclusiva para os hóspedes. “Se o nosso cliente quiser, ele pode vir para o hotel com seu próprio avião. Hoje, o nosso aeroporto tem capacidade para manter estacionados 45 aviões de uma só vez”, revela Paulo Alves, proprietário do Furnas Park .

 

Nascido em Formiga, Alves é empresário do setor automotivo na cidade de São Bernardo do Campo (SP), mas percebeu que a região tinha potencial para receber um hotel voltado para atender o turista sofisticado. Com capacidade para 108 hóspedes nos 49 apartamentos e dez chalés, o preço da diária varia entre R$ 450 e R$ 1.800.

 

Para os turistas que viajam a lazer e em família, as opções de recreação para os filhos são fatores de peso na hora de escolher o hotel e o destino, avalia Alves. “Por isso, temos toda a infraestrutura voltada para que o hóspede, de qualquer idade, possa fazer qualquer atividade que desejar, como rapel, trekking, passeios de lancha ou apenas descansar à beira da piscina”, diz.

 

Alves revela que, desde que foi inaugurado, no ano passado, o faturamento médio mensal do resort é de R$ 1,5 milhão por mês. “Tenho certeza de que, em cinco anos, vamos recuperar os investimentos que fizemos para que a região do lago tivesse um hotel à altura do turista que tem aportado por aqui”, diz.


MPF investiga impacto ambiental


Os investimentos no entorno do Lago de Furnas animam os governos locais, mas esbarram em questões ambientais que estão colocando em alerta o Ministério Público Federal (MPF) na cidade de Passos. De acordo com a procuradora da República Ludimila Oliveira, dez empreendimentos na região dos municípios banhados pelo lago estão sob investigação do MPF, que pretende apurar se há irregularidades nas suas implantações.


Na maioria dos casos, a procuradoria não concorda com a localização dos empreendimentos, que ficam muito próximos à margem do lago ou construídos em área de preservação ambiental. “O entorno dos reservatórios artificiais é considerado área de preservação permanente, onde é proibido o parcelamento do solo”, argumenta Ludimila.

 

De acordo com a procuradora, o Código Florestal brasileiro considera área de preservação permanente as florestas e demais formas de vegetação situadas ao redor dos lagos e reservatórios d’água naturais ou artificiais, como é o caso de Furnas. Dessa meneira, fica proibido construir a menos de cem metros de distância do lago. “Temos empreendedores anunciando construções que ficam a menos de 50 metros da água”, diz Ludimila.


Produção de barco emprega 85


Em um cenário propício para o esporte e lazer náuticos, não demorou muito para que a cidade de Capitólio atraísse um dos principais estaleiros do país, a fábrica de barcos Ventura, que tem sede no município e uma filial em Manaus.

 

O Ventura é o único estaleiro de Minas Gerais. De acordo com o diretor Comercial da empresa, Marco Garcia, a fabricação média por ano é de cerca de 800 embarcações de 17,5 pés a 30 pés. “É um setor rentável, e temos fabricado e vendido bastante”, diz.

 

A empresa emprega 85 pessoas diretamente e gera mais 160 empregos indiretos. Segundo Garcia, para agradar a um público seleto, luxo e tecnologia são fundamentais. Uma embarcação de 17,5 pés pode custar R$ 36 mil, e uma maior e mais luxuosa, até R$ 1,8 milhão.

 

Garcia diz que o estaleiro está em Minas desde 2003. Nessa época, eram vendidos, em média, 50 barcos por ano. De lá para cá, com o aumento do poder aquisitivo da população brasileira e com a classe A gastando ainda mais, o setor não parou de crescer. “Enquanto se fala que alguns setores da economia crescem 6% a 9% ao ano, no nosso ramo não falamos em crescimento menor do que 20%”, garante.

 

Boa parte da produção do estaleiro é lançada nas águas do Lago de Furnas. “Somente os clientes de São Paulo compram mais barcos do que os mineiros”, diz Garcia. A previsão da empresa é aumentar a produção para mil barcos por ano, com a previsão de lançamento do V410 Premium, de 41 pés, com fly-bridge (posto de comando no exterior da embarcação), que será lançado ainda em 2011. “Queremos com isso conquistar um tipo de cliente que não mede esforços para ter o que há de melhor que o dinheiro pode comprar”.

 

Condomínio foi multado


No início deste ano, a Justiça Federal em Passos suspendeu a comercialização das unidades imobiliárias do condomínio Marinas Portobello, que ficam a menos de cem metros do nível máximo de cheias do Lago de Furnas.

 

A multa foi fixada em R$ 390 mil por unidade vendida. Além desse impedimento, segundo o MPF, o terreno ainda está inserido no bioma Mata Atlântica, área de preservação ecológica protegida por legislação federal específica que proíbe expressamente o parcelamento do solo. A construtora Medina, responsável pelo empreendimento, diz que possui licenças ambientais estaduais e do Ibama.

 

“Não somos contra os empreendimentos. É preciso que o desenvolvimento venha, mas com respeito e observância às leis ambientais”, diz a procuradora Ludmila Oliveira. Para ela, as prefeituras precisam ser mais criteriosas na hora de conceder as licenças e devem também solicitar o estudo de impacto de vizinhança. “A população do entorno do lago tem crescido muito com a implantação destes condomínios e este estudo deve ser exigido dos empreendedores”, diz 

10/11/2011 - 07h01

Novos condomínios vêm com pistas para aeronaves

Publicidade

 

ANA PAULA CAMPOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma pista para as aeronaves de um lado. Uma rua para os carros do outro. Uma casa ao centro.

Assim são alguns dos "condomínios aeronáuticos", residenciais que possuem pistas para aeronaves e que estão em ascendência no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Com lançamento previsto para o começo de 2012, o Fly Villa Resort, condomínio aeronáutico da incorporadora MPA na região do lago de Furnas (MG), contará com 1,4 km de pista de pouso e decolagem para jatos.

Divulgação
Projeto 3D do Fly Ville, em Governador Celso Ramos (SC), onde se pretende construir um hangar dentro do terreno ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Projeto 3D do Fly Ville, em Governador Celso Ramos (SC), onde se pretende construir um hangar dentro do terreno

Terá também uma pista secundária, que interliga a pista principal ao terreno residencial.

Conhecida como taxiway, essa pista permite que a aeronave seja estacionada no terreno da casa.

O custo médio do lote é de R$ 2 milhões, sendo que eles medem em média 4 mil m² e o preço do m² é R$ 500.

Na cidade de Governador Celso Ramos (SC), está sendo construído o condomínio Fly Ville, que pretende oferecer duas possibilidades de estacionamento para as aeronaves, com 78 hangares separados das casas e 281 terrenos residenciais com espaço para construir uma "hangar-garagem".

Pessoas que têm a aviação como um hobby ou como uma necessidade de trabalho são os interessados em morar nesse tipo de condomínio, explica o gerente comercial da construtora Locks, Pedro Meller.

Outra explicação para o crescimento desses empreendimentos é que "o bom momento da economia brasileira elevou a comercialização de aeronaves particulares", observa o diretor da MPA, Alexandre Elias Penido.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foram registradas 5.749 aeronaves privadas até setembro de 2011 - 438 a mais do que em 2010.

REGULAMENTAÇÃO

Um condomínio aeronáutico deve obedecer a condições mínimas de implantação para ser aprovado.

Segundo Meller, precisa ser regulamentado pela Anac, pela prefeitura da cidade e por órgãos relacionados à regulação do meio ambiente (secretarias estadual e municipal, além do Ibama).

O projeto do condomínio também deve ser submetido a uma audiência pública, na qual os moradores do município e qualquer ONG contra o desenvolvimento do empreendimento podem se manifestar.

Também é necessário que não haja vizinhos em uma área, no mínimo, 100 hectares, nem obstruções nas pontas da pista de pouso.

O tempo de aprovação pode passar de três anos, estima Meller.

No caso do condomínio Fly Ville, o projeto está em fase de análise pelo órgão estadual Fatma (Fundação do Meio Ambiente - SC) e pela Anac, segundo a prefeitura da cidade de Governador Celso Ramos (SC).


 
 

 

 

Administração que investe na Cultura

A Administração Municipal vem investindo constantemente no setor de Cultura do município. De 2005 a 2011 foram vários os acontecimentos e ações realizados com o intuito de enaltecer a história da população guapeense. Para o prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT), é fundamental investir neste setor, pensando já nas gerações futuras. “Vamos trazer mais cultura para nossa cidade. A cultura, de fato, só começa quando reconhecemos nossa história e nossas raízes”, destacou Nelson Lara.

Uma das mudanças mais visíveis e que encanta os olhos principalmente dos turistas que chegam à Guapé, é a “Casa da Cultura Bangalô”, localizada bem próxima ao Lago de Furnas. O local, visitado principalmente por crianças e amantes das artes, já que abriga uma série de objetos do passado, recebeu reforma total: pintura, reforma no telhado e construção de banheiros. A área externa também recebeu transformação: foi implantada nova área de jardinagem e paisagismo com brinquedos e aparelhos para ginástica.

Atividades e programas acontecem direto na Divisão de Cultura do município. Uma delas é a Educação Patrimonial, que consiste em realizar todos os anos nas escolas da rede municipal, estadual e particular, palestras e exposições de trabalhos manuais. Também são realizados passeios na chalana pelo Lago de Furnas, onde os agentes de cultura orientam os alunos sobre a história do município e suas belezas naturais.

No ano de 2010, o município realizou o "Festival Guapeense", com o tema Cultura e Gastronomia, reunindo grande público para prestigiar o evento. No mesmo ano, a cidade foi classificada dentre vários municípios de Minas Gerais, com um dos 10 melhores projetos para a criação de um roteiro de documentário que conta a história da Guapé antiga, hoje submersa no Lago de Furnas. Trata-se do projeto “Fluctuat Ne Mergitur”. A partir do levantamento do acervo pessoal dos antigos moradores da cidade e do possível acervo pessoal fotográfico e filmográfico, foi possível realizar esse projeto. A promoção foi do CEDIF-MG com recursos do FUNFIF e apoio da Administração Municipal.

A Festa do Congo e Moçambique, em homenagem aos mais antigos integrantes desta tradicional festa de folclore, é realizada todos os anos no município, inclusive com entrega de certificados. Participação em seminários sobre patrimônio cultural imaterial e fóruns diversos também foram realizados com o intuito de capacitar a equipe para que ela dissemine mais conhecimento à população.

Para o prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT), a cultura pode transformar vidas. “A cultura é nossa própria história e de como nós nos expressamos e nos impomos perante a sociedade. Ela está dentro de cada um de nós, porque é capaz de integrar uma sociedade, um povo e um país. O que for preciso fazer para auxiliar nesse processo de transformação de cada um, nós vamos fazer, porque antes de qualquer obra e de qualquer questão, nós acreditamos no ser humano e vamos investir nele sempre!”, falou o prefeito de Guapé.

 

O lago da riqueza emergente

( Matéria publicada no caderno de economia do JORNAL o Estado de São Paulo em maio de 2011)

 

Banhada pelas águas da represa de Furnas, Capitólio sempre atraiu a elite de Minas Gerais e do interior de São Paulo. Agora, com a multiplicação de fortunas na região e um boom de condomínios de alto luxo, foi elevada a outro patamar

 

É tarde de sábado de Aleluia e o Pier JTR está lotado. O restaurante fica na extremidade nordeste de uma península de 170 hectares no Lago de Furnas, em Minas Gerais. A maioria dos frequentadores chega de lancha - e há várias delas atracadas próximo a um jardim forrado de palmeiras. Há quem prefira ir de helicóptero, como Paulo Gonçalves, dono da siderúrgica Siderbras, de Divinópolis (MG).

O empresário se instalou em uma mesa na companhia de Dílson e Kássio Fonseca, pai e filho donos da Minerita, uma das últimas reservas significativas de minério de ferro em Minas Gerais ainda fora do controle das grandes mineradoras. A música alta força todo mundo a falar alguns tons acima do normal - especialmente o diretor comercial do Terramare Península, condomínio de luxo que está sendo erguido no local. Ele se aproxima dos empresários, abre o catálogo e começa: "O conceito aqui é sustentável".

A criação do Terramare é um exemplo do que vem acontecendo nos arredores de  Guapé, cidade de 16 mil habitantes no interior de Minas. "Tem muita gente que normalmente ia para outros destinos, como Angra dos Reis, e está vindo para cá", diz Jayme Resende, sócio do empreendimento. No meio do caminho entre Belo Horizonte e Ribeirão Preto, a região é um reduto tradicional das elites mineira e paulista devido ao Escarpas do Lago. O bairro, que tem um clube de mesmo nome, foi desenvolvido pela construtora Mendes Júnior há 30 anos e hoje tem 800 casas, um heliporto e garagem para 300 barcos. Entre os proprietários de casas estão Rubens Menin, fundador da construtora MRV, e Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte. "O PIB mineiro está aqui", diz o advogado Leopoldo Portela Júnior, consultor técnico-legislativo do governo de Minas que tem casa no bairro há 20 anos.

Ocorre que o crescimento recente da economia e das fortunas locais elevou a cidadezinha a um novo patamar. O dinheiro do agronegócio, da construção civil e da mineração fez o preço dos imóveis triplicar nos últimos cinco anos e já não há mais terrenos de marinas (em contato com a água) disponíveis em Escarpas do Lago. "Se alguém quiser vender, deve sair entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões", estima Hélio Queiroz, presidente do clube Escarpas do Lago.

Ilha particular. Diante da demanda aquecida e da falta de espaço, quatro loteamentos foram lançados no ano passado em Capitólio - dois deles de luxo. Fazia 10 anos que nenhum loteamento era criado na cidade. A euforia se estendeu a Guapé, a 30 km dali. Além do Terramare Península, que já recebeu aprovação e começou a ser construído, dois novos empreendimentos dependem de licença da prefeitura.

Um deles será uma ilha particular, com acesso apenas de helicóptero ou barco. O outro é o Península Escarpas, com 76 lotes. Criado por um grupo de nove amigos, o objetivo inicial do projeto era juntar a confraria durante os feriados. "Doze dos terrenos são dos sócios. Os outros nós vamos vender porque estamos bem localizados e a procura é muito grande", diz Samur Junqueira Oliveira, dono de concessionárias de veículos em Belo Horizonte e principal sócio.

Não só o ritmo de lançamentos acelerou como os novos empreendimentos tornaram-se maiores e mais luxuosos. Tome-se o caso do Terramare, uma sociedade entre o investidor Jayme Resende e Antonio Carbonari Netto, fundador e presidente da rede de ensino Anhanguera. São 559 lotes - ou "terrenos", como preferem os representantes comerciais; o termo "lote" é quase uma ofensa.

Entre as opções estão marinas de 8 mil metros quadrados por até R$ 4 milhões (há alternativas mais modestas, como terrenos com vista para o lago de R$ 240 mil). Uma pista para aviões, que corta a península, está em fase final de construção. Quando concluído, o projeto terá ainda uma espécie de shopping center, spa e um clube equestre. Até agora, 84 terrenos foram vendidos.

Nenhum empreendimento reúne tantos atributos como o Quintas Ponta do Sol, de Régis Campos, dono da construtora Emccamp. Sua empresa tornou-se uma das maiores referências do País em casas populares. Em Capitólio, porém, seu projeto pessoal é a antítese do modelo de baixo custo. Há apenas 20 lotes, de dez mil metros quadrados cada um. Todos são marinas. Uma pista de avião, que já está pronta, chega até cada um dos terrenos. É um modelo conhecido como "fly in". Os donos das futuras mansões poderão, literalmente, estacionar as aeronaves na garagem de casa. "Nem teve lançamento formal. Vendi só para amigos. Sobraram dois lotes", diz Campos.

Os amigos em questão são pessoas como Zezé Perrella, presidente do clube de futebol Cruzeiro, empresário e ex-deputado federal, e Márcio Alaôr de Araujo, vice-presidente do banco BMG. "Por enquanto, comprei apenas como investimento. Com a valorização, posso vender nos próximos anos", diz Araujo.

Bolha. Junto com o frenesi vem, inevitavelmente, a dúvida quanto ao futuro dos investimentos. A última onda de lançamentos na região aconteceu na década de 90. Na época, três loteamentos foram lançados e, até agora, nenhum deles vendeu todos os seus terrenos. A infraestrutura dos lotes, na verdade, só está sendo concluída agora.

Os empreendedores, claro, acreditam que se trata de um momento completamente diferente. "Quando se fala em crescimento da renda, todo mundo lembra da classe C. Mas milhões de pessoas migraram para as classes A e B", diz Carbonari. "Se há demanda para mais de 500 lotes (oferta do Terramare)? Acho que é pouco para a classe A +."

"Acredito na demanda forte porque a economia vai bem, o destino turístico se consolidou e Escarpas do Lago já está lotado", diz Frederico Azevedo, sócio da construtora Medina, responsável pelo empreendimento Marinas Portobello. O empresário tem uma península desde 1978, mas afirma que só agora encontrou as condições ideais para o lançamento. Cerca de dois terços de seus 90 lotes já foram vendidos.

Antes de se provar, porém, os novos condomínios em geral - e o Marinas Portobello em específico - têm um desafio mais urgente. O Ministério Público Federal de Minas Gerais tem acompanhado de perto os projetos e conseguiu uma liminar impedindo a construção e venda de novos terrenos nas margens do loteamento. Em sua ação, o MP alega que, como está localizado em área de preservação permanente, o Marinas Portobello deve manter intacta uma extensão de 100 metros a partir do lago.

Oficialmente, a construtora Medina informou que possui licenças ambientais estaduais e do Ibama e que tomou medidas para reverter a liminar, que tem caráter provisório. "Não queremos impedir os empreendimentos, mas respeitar as leis ambientais", diz a procuradora Ludmila Oliveira. Além desse caso, o MP já enviou uma recomendação formal para que outro condomínio se adeque à mesma regra e mantém investigações a respeito de um terceiro. Pelo visto, o trabalho das construtoras vai muito além de atrair milionários.

 

Siga o @EstadaoEconomia no Twitter

+ ECONOMIA

16/12/2011

Projetos de revitalização do Lago são selecionados em programa estadual

A revitalização do Lago de Furnas é uma das prioridades dos 10 projetos de saneamento básico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), selecionados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os projetos aprovados são de obras de tratamento de esgoto de 10 cidades do Sul de Minas localizadas ao redor da represa de Furnas, entre os quais, Guapé.

Os projetos desenvolvidos pela Sedru e selecionados pelo Governo Federal vão render a esses municípios recursos de R$ 40 milhões para a execução de obras de esgotamento sanitário, levando assim à universalização do serviço de esgoto, isto é 100% da população destas cidades serão atendidas com serviço de tratamento de esgoto, além de diminuir a emissão de esgoto sem tratamento no Lago de Furnas, melhorando a qualidade da água da represa que atinge 34 cidades mineiras.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, a execução dos projetos elaborados pelo Estado vai melhorar a qualidade de vida da população que vive na região. “A represa de Furnas, um dos mais belos patrimônios naturais de MG, é fundamental para o turismo e para o desenvolvimento econômico e regional do Estado. Com a execução destes 10 projetos vamos conseguir tratar parte do esgoto que é lançado no lago melhorando assim a qualidade de vida de milhões de mineiros que dependem das águas de Furnas. Hoje estas obras são realidade graças a parceria entre a Sedru, Copasa, Funasa e os municípios mineiros”, disse o secretário.

Os projetos

Os projetos começaram a ser elaborados em 2009 numa parceria entre Sedru e a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago). A escolha dos municípios que teriam os projetos elaborados foi feita tendo como critério as cidades com menos de 50 mil habitantes.

De acordo com o prefeito de Guapé e presidente da Alago, Nelson Lara, a aprovação destes projetos é o acontecimento mais importante para o desenvolvimento sustentável da região. “O Lago de Furnas hoje é limpo, mas se continuar recebendo o esgoto sem tratamento, no futuro ele pode ser contaminado. Desta forma é tão importante a liberação deste recurso para que nós possamos implantar tratamento de esgoto nos municípios da região e consequentemente deixar de lançar na represa o esgoto sem tratamento”, destacou

 

Leilão de Gado em prol do HRC é neste domingo

Acontece neste próximo domingo (27-11), a partir das 10h, no Centro de Eventos de  Guapé, o 1°Leilão de Gado em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC). A realização é uma promoção da Comissão do HRC e tem o apoio da Prefeitura de Guapé e também da Associação dos Agricultores Familiares de Guapé (AAFG).

A festa terá início às 10h em um grande encontro dos cavaleiros da cidade e da região, que vão sair do trevo do Gera com destino ao Centro de Eventos. Lá, serão servidos diversos tipos de comidas típicas do município.

A gestora da Saúde, Márcia Aparecida dos Reis, lembra que dentre os 45 municípios que são atendidos pelo Hospital Regional do Câncer de Passos, Guapé está em 3ºlugar em quantidade de pacientes que realizam tratamentos no hospital “São muitas pessoas envolvidas e a causa é nobre. O HRC é hoje referência na região e o que o município de Guapé puder ajudar, nós vamos fazer!”, fala Márcia.

O prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT) que doou recentemente R$ 50.000,00 para o HRC durante uma Galinhada no município que também seria para arrecadar fundos para o hospital, comenta a importância de contribuir com esse hospital que recebe hoje gente de várias partes do Estado.

 “Esta causa para nós tem uma significativa importância pois traz esperança à milhares de famílias que enfrentam o câncer em casa. Estamos muito felizes em poder abraçar essa causa e desde já convido a todos para participar deste Leilão que tem tudo para ser agradável!”, destacou Nelson.

 

 08/11/2011

Guapé terá novo empreendimento: A Ilha

O prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT) esteve na Câmara Municipal de Guapé no final do mês de outubro apresentando detalhadamente aos vereadores o projeto “A Ilha”, aprovado este ano pelos edis e que tudo indica, fomentará ainda mais o turismo local e na região. O empreendimento luxuoso “A Ilha” será localizado nas águas do Lago de Furnas e atrairá mais investidores levando Guapé a receber o título de cidade da expansão.

Nelson Lara foi acompanhado do cônsul do Chile e diretor da obra grandiosa, Alexandre Penido, que na ocasião, mostrou aos vereadores riquezas de detalhes do projeto.

Segundo Penido, o empreendimento contará com um aeroporto de 1.400 metros de onde descerá aviões de pequeno e médio porte e ainda heliporto, lojas de conveniências, restaurante panorâmico e marina social. O aeroporto, como bem lembrou Penido, será em um espaço fora da ilha, que estará localizado em um terreno de frente para o empreendimento.

O cônsul do Chile e diretor do projeto ressaltou a grande oportunidade que o município terá de crescer ainda mais com esse projeto majestoso. “Guapé está em evidência, disso todos sabem. Também está em pleno crescimento e o turismo não ficou para trás, está no mesmo caminho. Mas a grande vantagem para todos é viver num lugar tão privilegiado por essa lâmina de água cristalina que é o Lago de Furnas. A Ilha sem dúvida vai contribuir no desenvolvimento e na expansão de Guapé que está a todo vapor!”, explicou Alexandre Penido.

Guapé de fato respira progresso. Hoje o município conta com o empreendimento Terramare Península que já está em construção e outros que também estão em andamento. Com a implantação do projeto A Ilha, que deverá começar no início do ano que vem, Guapé se beneficiará com mais de 150 postos de trabalho diretos e cerca de 100 postos de trabalho indiretos, isso só no início.

O prefeito de Guapé, Nelson Lara, disse para os vereadores que a cidade tem se desenvolvido de forma tamanha que todos os setores estão sendo contemplados: saúde, educação, segurança, estradas e trabalho para a população.

“Graças a Deus caminhamos muito bem. Guapé é hoje destaque no Estado pelo seu crescimento e desenvolvimento nos últimos anos e o resultado disso é o trabalho árduo que temos prestado para que o povo guapeense possa ter uma vida melhor, com mais segurança, mais emprego e qualidade de vida. É o que eu sempre falo: não medirei esforços para melhorar cada vez mais a vida dos guapeenses e proporcionar mais crescimento ao nosso município que tanto amamos!”, revelou o prefeito.

Participaram da reunião de explanação do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Guapé, José Milton Campos e os vereadores: Adeilson Antônio Amaral, Jamir Antônio Barbosa, José Antônio da Costa, Pedro Rafael Nunes, João Bernardes Alves, Jorge Teixeira Faria, Wilson Pinheiro da Silva e Ernando Soares Neves.

 

22/11/2011

Município cresce e se desenvolve com empreendimentos luxuosos

O mercado de luxo no país está aquecido e os consumidores cada vez mais ávidos por tecnologia e inovação. Atentos às últimas tendências de mercado, os empresários lançam complexos imobiliários luxuosos, como é o caso da Terramare Península, situada em Guapé. O empenho do prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT) para que esse empreendimento e outros que virão, aconteça, como é o caso também do projeto “A Ilha”, que deverá ser construída no ano que vem na cidade, é grande. Guapé é hoje mais desenvolvida graças a ações concretas como essas que fazem da cidade um lugar melhor para se viver.

A Terramare, segundo seus engenheiros, foi desenhada para aqueles que primam por tranquilidade e privacidade, sem deixar de lado as atividades sociais. A iniciativa foi projetada para ser um dos pólos turísticos mais procurados nacional e internacionalmente, com belezas naturais que o equiparam a locais como a Cote D’Azur, Costa Brava ou Acapulco.

Com a construção da península Terramare, estipula-se que 400 empregos diretos e indiretos na cidade aconteceram desde a sua implantação. Milhões e milhões foram transformados em mão de obra, em materiais de construção, em prestação de serviços, em melhoria de vida para milhares de pessoas que partilharam e partilham desses benefícios. Atualmente a construção e a finalização do aéreo clube e também as instalações elétricas do empreendimento estão bastante adiantadas.

Outro empreendimento luxuoso que fomentará ainda mais o turismo em Guapé é o projeto “A Ilha”, aprovado este ano pelos vereadores da cidade. Com a implantação deste projeto, que deverá começar no início de 2012, Guapé se beneficiará com mais de 150 postos de trabalhos diretos e cerca de 100 postos de trabalhos indiretos, isso só no início.

Para que tudo isso acontecesse, foi preciso apenas ter uma posição geográfica privilegiada no mapa. Graças ao Lago de Furnas, uma das maiores represas do Estado de Minas Gerais, Guapé pode hoje oferecer diversas formas de turismo para quem vem em busca de tranqüilidade e emoção. Hoje a região do Lago conta com dezenas e dezenas de trilhas, cachoeiras, remansos e enseadas, lugares para caminhadas, canyoning, trekking e ciclismo. A flora e a fauna também são bem variadas, pois toda a região é bem preservada.

O prefeito de Guapé e também presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Nelson Lara (PT), conta porque Guapé está crescendo tanto. “Acredito que seja por causa do crescimento e o desenvolvimento que nós temos buscado hoje e sempre. Tudo isso é resultado de um trabalho árduo que temos prestado ao povo guapeense. Tudo o que for bom para a nossa população, nós vamos buscar. Queremos fazer da nossa cidade um lugar sereno e pacifico para as pessoas descansarem e apreciarem melhor a natureza!”, fala o prefeito Nelson Lara.

 

Restaurante Popular de Guapé: um banquete de cidadania

A Prefeitura Municipal de Guapé, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), em parceria com a Associação dos Agricultores Familiares de Guapé (AAFAG) administram o Restaurante Popular, um dos módulos do programa Barriga Cheia, projeto este que é referência em programa social e que recebe a visita de representantes e prefeitos de diversas cidades do Estado para “importar” a ideia.

O restaurante popular de Guapé é um espaço que oferece alimentação saudável ao preço acessível de R$ 1,00 no vale alimento. Por dia são servidas cerca de 600 refeições à população. O cardápio é eclético: arroz, feijão, carne (variadas), três tipos de salada, farofa, sucos (variados) e sobremesa, como atesta o chef de cozinha do restaurante, Enes de Souza. “Primamos muito pela qualidade da comida servida, optamos por alimentos orgânicos e sem agrotóxicos que saem fresquinhos da horta comunitária de Guapé”, explica o cozinheiro.

Localizado à Rua Bento Dutra, nº192, no centro da cidade, o restaurante funciona de segunda a sexta-feira das 10h 30 às 13h. Segundo a diretora do Departamento de Promoção e Desenvolvimento Social, Neiva Terezinha Castro Barbosa, para quem faz questão de uma comida saborosa e apetitosa na hora do almoço, o restaurante popular é o lugar certo.

 O público beneficiado, conforme Neiva, são trabalhadores formais e informais,  desempregados, estudantes, aposentados e ainda moradores com situação de risco de insegurança alimentar e nutricional, além dos moradores da zona rural.

“O que a gente percebe é que a qualidade de vida do povo guapeense melhorou muito. Hoje todos têm acesso a uma alimentação boa e saudável e o restaurante popular atende a todos com um serviço de primeira e que ainda prima pela higiene”, ressalta Neiva.

O prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT) afirma que apesar do público alvo do restaurante ser formado por pessoas em situação de risco e de insegurança alimentar, pode ser também uma opção barata e saudável para quem trabalha no centro da cidade e não pode se deslocar até sua casa para almoçar.

 “O trabalhador terá direito a um prato com proteína, carboidratos, frutas e verduras, mais um copo de suco e sobremesa. Através do restaurante popular é que nós nos fazemos mais presentes na vida dos guapeenses, garantindo o direito humano e uma alimentação adequada”, comentou Nelson.

Para o prefeito de Guapé, o direito de se alimentar bem está firmado no município. “Vemos os reflexos na saúde, na educação e no social que melhorou muito. A comunidade agora tem qualidade de vida acima de tudo!”, finalizou

 

 

Agência do Banco do Brasil em Guapé deve ficar pronta em 30 dias

Obras estão a todo vapor

Pedreiros estão trabalhando desde o dia 18 de novembro numa obra que para muitos é uma significativa realização do município: a tão sonhada Agência do Banco do Brasil. O prédio onde será localizada a agência está neste momento recebendo modificações para adaptar as exigências da agência. Segundo a empresa Probanc, de Belo Horizonte, a conclusão dos trabalhos deve ficar pronta daqui a um mês.

O prédio onde será a agência do Banco do Brasil fica situado no centro da cidade, à Praça Dr. Passos Maia, 239. O município já possuía um caixa eletrônico do Banco do Brasil, mas com a implantação da agência, muitos serviços serão despachados rapidamente, sem precisar se deslocar a outras cidades. Além do Banco do Brasil, o município ainda conta com uma agência do Banco Bradesco, uma lotérica da Caixa Econômica Federal e o Banco Cooperativa de Crédito Rural de Guapé (Crediguapé).

“Era um sonho antigo de minha época de presidente sindical onde tínhamos que deslocar para outro município e resolver nossas pendências. A Agência do Banco do Brasil sempre foi um sonho alimentado por nós e desde o início de nossa gestão temos lutado pela sua concretização. Agora vai ser uma realidade e vai sanar muitas dificuldades que os guapeenses têm para se locomoverem e resolverem seus problemas fora do município”, justifica o prefeito de Guapé, Nelson Lara (PT).

Nelson explica ainda que fatores como a densidade demográfica da cidade, indicadores econômicos e sociais, a reciprocidade demonstrada pela comunidade e o potencial de negócios foram critérios que favoreceram a escolha de Guapé como um dos municípios contemplados pelo plano de expansão. “Sem dúvida, uma agência própria, com sua arrecadação, fomentará a economia local e nós estamos muito contentes com essa novidade!”, concluiu o prefeito.

11/10/2011

Festa do Rosário chega a sua 151ª edição e reúne milhares de pessoas em Guapé

A Festa do Rosário, uma das mais tradicionais festas de Guapé chega ao fim com um balanço altamente positivo. Foram nove dias (de 02 a 10 de outubro) de manifestações populares que misturou cultos católicos e africanos, reunindo centenas de pessoas entre participantes e apreciadores da festa nas praças da cidade, que mostraram toda sua fé através de danças, movimentos sincronizados e cantos que envolveram todos com muita emoção.

Em uma das expressões mais significativas do folclore mineiro trazido ao Brasil pelos negros africanos na época da escravatura, essa manifestação cultural procura fortalecer os laços para manter viva a identidade coletiva e a tradição da festa. Em Guapé não foi diferente, pois as irmandades de congado celebraram o fim da festa (10-10) com a recepção das guardas visitantes, a saudação das guardas aos festeiros, com muita emoção e fé.

O evento teve início no domingo, dia 2, com o levantamento do mastro na praça Monsenhor João Oenning. Já na sexta-feira, dia 7, os participantes visitaram a Vila Vicentina. No sábado, dia 8, foi a vez da marcha pela cidade, uma espécie de cortejo com as embaixadas que segundo os organizadores, emocionou a todos, de noite, um super show com a Banda Transasom, na praça Dr. Passos Maia, no centro da cidade.  No domingo, dia 9, dando sequência a programação, o público assistiu a coroação de reis e rainhas da Festa do Rosário de 2011. O descerramento do mastro aconteceu nesta última segunda-feira, dia 10, deixando saudades nos participantes.

O Congo teve início em 1860 com o guapeense Jerônimo Cambraia, acontecendo na mesma época o início do Moçambique, com o também guapeense Zequinha Florêncio. Este ano a festa do Rosário completou 151 edições e prestou muitas homenagens ao longo do evento. Uma das homenageadas foi Dona Terezinha Parula Teixeira, de 79 anos, que serve café aos congadeiros e moçambiqueiros desde o ano de 1.963.

Para a homenageada, é um honra até hoje colaborar com esta festa que já virou tradição na cidade. “Os dançadores são os soldados de Nossa Senhora do Rosário e eu fico muito feliz por recebê-los em minha casa  pois este ato de recebê-los aqui, é herança do meu pai, Sebastião Parula. Há exatamente 48 anos sirvo café aos integrantes com muito amor e carinho e farei isso até quando Deus me permitir!”, falou Dona Terezinha Parula.

O capitão do Congo, Ravízio Augusto Bento, que está há 40 anos à frente do grupo Congadeiros, fala da importância desta festa para a população de Guapé. “É a única manifestação cultural, religiosa e folclórica que atinge todas as pessoas, desde o mais graduado até o mais simples. O mais importante é que este evento é democrático e prega na minha opinião o que julgo o mais importante: o amor ao próximo”, enfatiza Ravízio Augusto. Opinião semelhante tem o 2ºcapitão do Congo, Edilson Antônio Oliveira, que disse que “matar a cultura de um povo é acabar com a sua identidade e que graças a Deus a festa sobrevive”.

Para o capitão do Moçambique, Evandro Antônio de Oliveira, que está à frente dos moçambiqueiros há 20 anos, a festa é “uma manifestação de adoração. É para o povo cristão guapeense que com sua fé os acompanha há muitos anos”. Evandro complementa dizendo que este apoio da Prefeitura de Guapé, através do Departamento de Turismo e Cultura, é de suma importância para o município. “Nosso prefeito sabe das nossas necessidades, sempre nos acompanhou e colaborou mesmo antes de ser prefeito. Somos gratos por tudo o que ele fez e faz por essa festa”, ressaltou.

O prefeito Nelson Lara e seu vice, Oduvaldo Reis de Assis, o Reizinho, agradeceram a presença e o apoio de todos os envolvidos na Festa do Rosário e também a população, que lotou todos os dias as ruas próximas ao evento, assistindo aos shows e transformando a festa em um grande espetáculo cultural.

“Fazemos questão de apoiar este evento pela importância que ele tem para nós, mineiros. Hoje, numa sociedade aonde cada vez mais a cultura vem perdendo seu espaço, é importante que as tradições sejam mantidas! No final de mais uma edição desta festa o que temos a dizer é: valeu a pena e sempre valerá!”, ressaltaram o prefeito Nelson Lara e o vice, Reizinho.

 

 

25/07/2011

Guapé: o melhor destino para essas férias de julho

Guapé é uma das cidades mineiras mais exuberantes e atraentes do sul de Minas Gerais. O município reúne inúmeros elementos que impulsionam a atividade turística: o Lago de Furnas, a cultura peculiar, a gastronomia e uma biodiversidade única. Esses atrativos chamam a atenção de turistas do mundo inteiro ao longo do ano e nestas férias julho, não está sendo diferente. Guapé tem recebido visitantes e organizado boas programações pra quem quer explorar o local e descansar.

É no paraíso de águas límpidas que o turista encontra a paz necessária para recarregar as baterias para o segundo semestre. Além da beleza do “mar de água doce”, o município é abençoado com o parque ecológico do Paredão, uma cachoeira de deixar qualquer um de queixo caído. Mas não é só no Paredão que o turista fica encantado não! Outras cachoeiras como as do Inferno, do Macuco, do Garimpo, do Capão Quente, da Água Limpa, do Moinho, do Lobo e da Volta Grande, têm conquistado visitantes de todos os cantos do país e de outros lugares do mundo.

Bernardo Siqueira e a namorada Bianca República, ambos de Ribeirão Preto/SP passaram quatro dias no município e encantaram com o que viram. “O lugar tem uma energia inigualável. As cachoeiras têm vida e são belíssimas. Para nós que fazemos Ciências Biológicas foi um passeio e tanto, pois pudemos explorar tudo de uma forma tranqüila e bem a vontade”, disse o estudante ainda dizendo. “A hospitalidade dos guapeenses também é outro fator que contribuiu para nós termos uma certeza: voltaremos no fim do ano. Os mineiros são, sem sombra de dúvida, o povo mais hospitalar que existe. Vai ficar marcado pra sempre a forma como fomos tratados nas pousadas”, revela Bernardo.

Para o prefeito de Guapé, Nelson Alves Lara, a cidade é bem procurada pelos turistas por ter boas condições de acessibilidade e infraestrutura turística para receber grandes demandas e ainda pela maior variedade de elementos capazes de agradar a todo tipo de turista. “Somos privilegiados por termos um mar de águas doces e ainda contarmos com outros belos presentes como as cachoeiras belíssimas, um povo hospitaleiro, uma rede hoteleira com excelentes pousadas e, claro, a comida mineira, com um bom frango caipira”, afirma ao prefeito de Guapé.

Além da vasta mata nativa, o município também oferece o ecoturismo como uma de suas grandes atrações, com trilhas por áreas de flora e fauna incríveis. “Por conta da nossa estrutura, contamos com práticas de esportes náuticos, esportes radicais (rapel, vôo livre, canoagem, pesca esportiva), passeio de lanchas, jet ski, barcos e de balsa – um dos transportes utilizados no município e que faz com que os turistas se apaixonem pela nossa cidade”, conclui Nelson. “O destino para as férias de julho tem nome: Guapé, porque aqui o futuro já começou!”

           

Festa da Padroeira movimenta Comunidade de Guapé

Comunidade de Guapé espera 30 mil fiéis na Festa da Padroeira
 

A Comunidade Aparecida do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Guapé está realizando desde o dia 6 de agosto a Festa de Nossa Senhora Aparecida do Sul, mais conhecida como a Festa da Jacutinga. As comemorações do evento seguem até o próximo domingo, 15. A expectativa dos organizadores é que cerca de 30 mil fiéis de várias cidades do país devem visitar o município nos dez dias de festa. 

Segundo um dos organizadores do evento Davi Simionato, a Festa é esperada por fiéis de todo o Brasil. “É uma celebração belíssima, muito envolvente e esperada por católicos de todo o país. Mostra a fraternidade, a solidariedade e a fé da população”, afirma Davi Simionato.
A Festa que acontece há 90 anos tem na programação novenas e missas realizadas pelos Padres Alex Adão e Wanderley. Atrações com barracas e shows musicais movimentam o evento.

“A Prefeitura apóia todos os eventos que valorizam a comunidade Guapeense. A Festa de Nossa Senhora Aparecida do Sul é uma grande celebração de fé em nosso município”, declara o prefeito de Guapé Nelson Lara.

No sábado (14), acontece uma das principais manifestações, a caminhada da fé, que este ano será realizada por motoqueiros. A saída está marcada às 14h00 na cidade de Ilicínia com destino até o distrito de Aparecida do Sul. Os fiéis dedicam este percurso em agradecimento à uma graça alcançada. À noite acontece a coroação de Nossa Senhora seguida pela procissão com a imagem da Santa. Logo depois vai ocorrer o encerramento da novena e a Missa que será realizada pelo Bispo Dom Diamantino.
No domingo, as comemorações iniciam às 6h, com a Missa do Bispo. As celebrações das missas acontecem de hora em hora até às 12h00.

“A Festa é o momento mais esperado por todos nós da Comunidade Aparecida do Sul. Porque nós rezamos, agradecemos os milagres recebidos e encontramos os amigos”, ressalta o presidente da Comunidade Nilson Rodrigues de Oliveira.
Além da motivação religiosa, a festa se tornou uma grande fonte de renda da região, com a vinda de romeiros de varias partes do país. Toda a arrecadação conseguida com o resultado da festa é aplicada em melhorias na igreja.Com o passar dos anos, a festa da Jacutinga, foi ganhando mais espaço e se tornou umas das principais manifestações religiosas de Minas Gerais. A data faz parte do calendário do município e decretada como feriado.

De acordo com o presidente da Comunidade, a história começou quando cavaleiros da região seguiram até Aparecida do Norte e trouxeram a imagem de Nossa Senhora. Quando chegaram, construíram uma capela de sapê e ao redor cresceu um povoado que fora chamado de Jacutinga. Com a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas no fim dos anos 50, provocou a inundação de todo o povoado. Uma nova comunidade e uma nova igreja foram construídas à 18 km  de Guapé e passou a se chamar Aparecida do Sul.

 

 

 

Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Machador realiza etapa em Guapé

            O Clube Guapeense do Cavalo Mangalarga Machador em parceria com a Prefeitura Municipal de Guapé vai promover no dia 2 outubro a 2ª etapa da Copa de Marcha do Sul de Minas do Cavalo Mangalarga Marchador. A iniciativa que está na XII edição é dividida em 12 etapas. Em Guapé o evento vai acontecer no Centro de Eventos das 9h00 as 22h00. O campeonato tem como objetivo fomentar a raça e promover um encontro com criadores e adeptos. O evento contará com praça de alimentação além da exposição de materiais da eqüinocultura.
            A primeira fase aconteceu em Carrancas no dia 18 de setembro. A final vai acontecer em agosto do ano que vem na cidade de Cruzília, onde será conhecido os ganhadores de todo o campeonato. A etapa em Guapé tem grande relevância porque vai classificar os vencedores para a disputa do XXIV Campeonato Brasileiro de Marcha que vai acontecer em Varginha de 18 a 24 de outubro.  
            O Prefeito de Guapé Nelson Lara destaca a importância do campeonato para o município. “É muito importante para a nossa cidade sediar um evento da equinocultura porque mostra o potencial da raça Mangalarga em nosso município. Além disso, divulga o potencial turístico de Guapé, já que a Copa de Marcha reúne pessoas de diversas cidades do país”, afirma Nelson Lara.
            Segundo os organizadores a etapa em Guapé estima reunir mais de 1000 pessoas. “A Copa de Marcha proporciona um grande encontro para os criadores da raça Mangalarga que cresce a cada dia. O ano passado contamos com a presença de criadores e adeptos de várias cidades do Brasil. A etapa em Guapé é importante para posicionarmos o nosso município na escala nacional”, avalia o presidente do Clube Guapeense do Cavalo Mangalarga Machador Alex Silva Barbosa.
            O Clube do Cavalo de Guapé existe há 2 anos e possui 70 associados. Desde sua criação o núcleo vem desenvolvendo eventos. É a segunda vez que realiza a Copa de Marcha do Sul de Minas além de promover diversas atividades como cavalgadas e encontros. A renda do evento em Guapé será revertida para Apae da cidade.
            De acordo com Alex Barbosa o evento em Guapé é realizado no primeiro fim de semana de outubro em homagem ao dia de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, comemorado no dia 4 de outubro.
            Cerca de 100 animais de 40 criadores passarão pelo crivo dos jurados e se revezarão na pista ao longo de todo o dia. Para a avaliação os árbitros terão como critérios os quesitos: estilo, regularidade, rendimento, comodidade gestos e diagrama de marcha.       
            A Copa de Marcha do Sul de Minas é dividida em 14 categorias com pontuação classificatória. Cada cidade premia os cinco primeiros colocados e classifica os vencedores para a final. Conforme o regulamento, os organizadores da etapa de Guapé vão distribuir aos participantes da Copa de Marcha do Sul de Minas troféus, faixas além de sortear 1 moto. Para o vencedor de cada categoria o prêmio será uma cafeteira. Já para o reservado a premiação será uma sanduicheira. A competição conta também com o apoio das Lojas Modular.
            A Copa de Marcha se tornou um evento de tradição entre criadores e até mesmo no calendário do turismo do sul de Minas. Realizada pela primeira vez em 1999, o evento nasceu na fazenda Traituba em Cruzília em parceria com a equipe da Fazenda Topada de Baependi. De lá para cá após uma década de realização, a Copa se torna referência no meio.
            As inscrições podem ser feitas pelos telefones (35) 3343-1073/3343-2195.

 

21/07/2011

Guapé participa do 6º Salão de Turismo em São Paulo

Guapé, através do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal, participou no início deste mês, do 6º Salão de Turismo promovido pelo governo Federal, através do Ministério do Turismo. O evento, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de julho no pavilhão de exposições do Parque Anhembi, em São Paulo, exibiu a diversidade do turismo do Brasil, com enfoque no turismo regional. Visitantes e agentes de viagens tiveram grande oportunidade de se atualizar sobre as novidades que o turismo oferece como roteiros, circuitos e gastronomia.

O município de Guapé esteve representado pelo diretor de Turismo do município, Alvânio Eustáquio de Freitas, que levou o melhor da culinária da cidade, como doces, cachaça, mel e a famosa rapadura. Todo o potencial turístico do município, bem como suas belezas naturais e a infraestrutura que existe, também foi apresentada durante a feira.

            “Foi muito proveitoso, pois conseguimos contatos, entre eles, com o Ministério do Turismo e a Secretaria do Estado de Turismo que gostou muito do que viu. Foi também uma oportunidade de mostrarmos para todo o Brasil, as nossas belezas naturais, culturais e os serviços de pousadas, de hotéis. Além de tudo isso, apresentamos ainda a farta culinária dos nossos produtos da Associação dos Agricultores Familiares – a AAFAG, que foi um sucesso. Valeu a pena!”, disse Alvânio Eustáquio.

            Considerada como uma das maiores estratégias de mobilização, promoção e comercialização da gastronomia e de roteiros turísticos do Brasil, o prefeito de Guapé, Nelson Alves Lara, salientou que a participação do Município na feira foi de extrema importância. “Fazer parte desta iniciativa integra o conjunto de ações do Departamento de Turismo para a consolidação da cidade como um dos principais roteiros turísticos de Minas Gerais”, afirmou Nelson completando.

            “Guapé teve uma grande oportunidade de apresentar o trabalho da AAFAG dentro do município. Ganha o turista e ganha a economia da cidade, com a geração de emprego e renda. O 6º Salão de Turismo é a maior vitrine de exposições da América Latina e para nós, foi um privilégio participar desta feira que é sempre o maior sucesso”.

           

 

 

 

 

 

Guapé promove 1º Festival de Cultura e Gastronomia

A cidade de Guapé se prepara para sediar a 1ª edição do Festival Guapeense de Cultura e Gastronomia, entre os próximos dias 3 e 7 de setembro. Na programação atrações musicais, baile com a banda Casino de Sevilla, barracas gastronômicas, feira de artesanato, atividades culturais e muito mais. O Festival é um ótimo motivo para passar o feriado à margem do Lago de Furnas e aproveitar uma boa comida mineira e a tranqüilidade do sudoeste de Minas Gerais.  

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Guapé com a promoção do Grupo Pró-Guapé e o apoio da Câmara. A expectativa de público dos organizadores é bastante otimista. Um dos focos do Festival é o Guapeense ausente. Segundo o Prefeito Nelson Lara o Festival tem uma grande importância para a cidade. “Quando veio a água de Furnas veio também muita tristeza e muita pobreza e hoje essas águas para nós é uma grande riqueza. Nós acreditamos que segundo dados históricos cerca de 50% da população foram embora e um dos objetivos do Festival é proporcionar o retorno e o encontro destes guapenses”, declara Nelson Lara.

O Festival vai mostrar a produção artesanal da cidade, a culinária da região e o turismo da cidade.De acordo com um dos organizadores do evento o empresário Lenilton Soares o Festival Guapeense vai mostrar a diversidade e o potencial turístico de Guapé. “O motivo de realizarmos o Festival é mostrar o que Guapé é hoje. As mudanças, o potencial principalmente no turismo. Trazer as pessoas aqui, dentro de um evento bem organizado, bem realizado é fazer com que a cidade entre na rota turística do sul de minas”, avalia Lenilton Soares.

A estrutura do evento vai contar com duas tendas uma direcionada para gastronomia e outra para o artesanato além do espaço para apresentações culturais e musicais. Cerca de 80 expositores estarão divulgando seus trabalhos no Festival. Conforme a programação o evento acontece em três lugares, no Centro de Eventos, no Ipê Campestre Clube, além da parada cívica que vai acontecer de frente a Prefeitura Municipal.

O carro chefe da gastronomia deste ano será o peixe. Segundo os organizadores “é chegado o momento de valorizar o produto e trabalhar em escala já que a cidade é detentora de várias fazendas de criação de peixe e tem o apoio do Ministério da Pesca e o empenho da Associação dos Pequenos Agricultores”, explica Lenilton Soares.

A abertura oficial do Festival será com a apresentação da “Lira Maestro João Novato”, em seguida oficinas gastronômicas e Show com a Banda RG-7. No segundo dia o show de Mazinho Quevedo e banda prometem agitar o Centro de Eventos. No domingo, 5, vários shows e atrações estarão na agenda. “Café com Cultura” - apresentação da Lira Maestro João Novato e da Orquestra Infantil de Flautas Doce, além de atividades culturais como Dança do Pau de Fita, Grupo da Terceira Idade, CRAS, Santo da Casa e crianças da Escola Dr. Lauro. À noite a banda USMEN fecha a programação musical no Centro de Eventos, simultaneamente no domingo será realizado o tradicional “Baile de Gala” do Grupo Pró-Guapé com a Banda Casino de Sevilla no Ipê Campestre Clube.

No dia 06 a sugestão é um almoço no Parque Municipal do Paredão e visita à Cachoeira do Macuco com renda em prol da Santa Casa de Guapé. A noite fica por conta da “Viola Enluarada” - com apresentação de músicos locais e show com a Banda Aura. O encerramento da 1ª edição do Festival Guapeense ficará por conta da Parada Cívica. 

Parte da renda do evento será destinada para a restauração do casarão da sede do Grupo Pró-Guapé localizada na Rua 3 de Fevereiro, última rua da cidade antiga e a outra parte da renda será revertida para as entidades Santa Casa, APAE e Maçonaria.

Quando estiver em Guapé, aproveite a hospitalidade do povo guapeense, a natureza extraordinária e as encantadoras pousadas. O município de aproximadamente 15 mil habitantes é banhado pelo Lago de Furnas. Sua paisagem é caracterizada por colinas, serras, campos, cachoeiras e riachos. Grandes paredões rochosos delineiam os canyons que formam o Parque Municipal do Paredão, outro destaque é o córrego do Paredão. A transparência das águas é característica marcante nas diversas cachoeiras do local. Outras atrações da cidade são a prática do ecoturismo, turismo rural, de lazer náutico e de aventura. Todo esse conjunto de paisagens incríveis faz de Guapé uma das regiões mais belas do estado.

 

Guapé sedia segunda etapa do Circuito de Pesca Esportiva

A cidade de Guapé vai sediar a segunda etapa do Circuito de Pesca Esportiva do Lago de Furnas. O evento que está na 3ª edição vai acontecer no dia 16 de outubro a partir da 9h00 na Avenida Beira Lago. O Circuito realizado pela ALAGO (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) em parceria com a MetalGlass e Emater teve a primeira fase no dia 18 de setembro na cidade de  Alfenas. A terceira e última etapa acontece no dia 6 de novembro na Prainha Pública de Pimenta
            A competição é dividida em duas categorias Máster e Turismo. A categoria Turismo compreende pescadores esportivos que se dedicam à atividade por lazer. Adisputa é independente das etapas com premiação entregue no final do dia.  Já a modalidade Máster segue padrões nacionais e internacionais de pesca. Os competidores participam de cada etapa com acúmulo de pontos. Na final, em Pimenta, será conhecido o vencedor de todo o Circuito.
            De acordo com o Prefeito de Guapé e Presidente da Alago Nelson Lara a cidade de Guapé se sente honrada em sediar a segunda etapa do evento. “É um momento ímpar para nosso município sediar um evento tão importante no sul de Minas. O Circuito se consolidou como um evento de grande sucesso estimulando a prática da pesca como esporte, além disso, divulga os 34 municípios que fazem parte da Alago”, afirma Nelson Lara.
            Os peixes da competição são os tucunarés, traíras, tabaranas ou dourados. O campeonato é organizado no estilo de pesca embarcada, no método de arremesso e obrigatório o pesque-e-solte.
            A primeira etapa em Alfenas, dezesseis duplas participaram da competição nas duas categorias. Às 9h30 foi dada a largada com encerramento da pescaria às 17 horas. Foi montado num flutuante um centro de mensuração para a entrega dos exemplares capturados, valendo apenas os peixes com no mínimo 30 centímetros de cumprimento. As equipes vencedoras receberam troféus. Houve também sorteio de brindes dos patrocinadores.
            A Equipe Pesk Bem de Areado formada por Kilder Márcio dos Santos e João Paulo Barroso Vieira            foi a vencedora da categoria Turismo, seguida pela equipe Guaxupesca da cidade de Guaxupé composta por Paulo S. Toledo e Jader Pachoini. João Carlos da Silva e Francisco Augusto Gonçalves da Sercol de Alfenas ficou em terceiro lugar, a equipe Mariana formada por Jorge Divino Piva e Alex de Souza Piva de Poços de Caldas em quarto lugar.Em quinto lugar ficou a equipe Filho de Peixe, Peixinho é! de Natanael Pereira e Matheus Esteves Pereira de Alfenas. Nazir Jorge Abraão e Lucas de Castro Felipe Abraão da equipe Amigos da Pesca de Poços de Caldas ficaram em sexto lugar.
            Na Categoria Máster a equipe Hurrabicão de Cristais composta por Antônio Osório da Silva, Robson Justiniano e Antônio Adaílton Reis conquistaram o primeiro lugar. A segunda posição ficou com a equipe Integrada – Lagos Química de Alfenas formada por Raymundo Lázaro Vellani Júnior, Valter Moraes e Danilo Lino dos Reis, o terceiro lugar com a HP Pesca de Divinópolis formada por Alexandro Danziger, Marcelo Martins e Rodrigo Simões. O quarto lugar ficou com a equipe Sabiá Laranjeira de Rebojo Mineiro, Ricardo Edward, Luana Salles Danziger e Sávio Madureira de Faria de Alfenas. O quinto lugar ficou com a equipe Toa Toa de Varginha de Fernando Mendes, Cleiton Alexandre Borges e Reginaldo Mendes.
            Na competição de Alfenas ocorreu empate das equipes Integrada - Lagos Química e HP Pesca. A Integrada – Lagos Química angariou a segunda posição. De acordo com o regulamento em caso de empate entre os ganhadores, ganha a equipe que capturou o maior peixe em tamanho, medida e comprimento.
            Os organizadores do evento vão distribuir ao primeiro colocado da categoria Máster um barco modelo BIG FISH 5016 fabricado pela METALGLASS. Os participantes do 3º Circuito de Pesca Esportiva do Lago de Furnas participam de sorteios e brindes alem de receber troféus aos três primeiros colocados de cada categoria e camisetas do evento.
            Os interessados em participar da categoria turismo em Guapé podem se inscrever pelo site www.alago.org.br As vagas são limitadas em 60 equipes e poderão ser registrados 2 componentes por equipe. A inscrição é R$ 40,00.

 

 

 

15/12/2010

Alago entrega projetos em Brasília

O Prefeito de Guapé e Presidente da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) Nelson Alves Lara seguiu ontem (20 de dezembro) para Brasília, juntamente com uma comitiva formada por prefeitos e líderes políticos da região, para entregar ao Ministro das Cidades Márcio Fortes os projetos de saneamento ambiental dos municípios que contornam o Lago de Furnas. A ação da entrega dos projetos marca o final da etapa de elaboração através do convênio firmado entre a Alago, Eletrobrás Furnas e Copasa. Agora os articuladores da ação aguardam o resultado da avaliação das propostas para buscar recursos com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e o PAC 2.

O tratamento de esgoto, a destinação adequada de resíduos sólidos e a drenagem urbana são uma das maiores propostas da Alago para o Lago de Furnas. Para isso em 2009 foi assinado um convênio entre a Alago, a Eletrobrás Furnas e a Copasa para dar início à realização deste objetivo. Cada Instituição investiu R$ 3,9 milhões para a contratação da empresa Planex que deu início a elaboração de 52 projetos entregues ao Ministro.
           
Agora estas propostas passarão pelo crivo e análises dos técnicos do Ministério das Cidades para em seguida buscar recursos para a execução das obras junto a Funasa e o PAC 2 .

De acordo com o Prefeito de Guapé e Presidente da Alago Nelson Alves Lara a viabilização e concretização deste objetivo só está sendo possível pela união dos prefeitos e instituições. “A realização de ver o lago de Furnas com tratamento de esgoto, destinação de resíduos e drenagem urbana só está possível pela união e dinamismo de todos os prefeitos além das grandes parcerias firmadas com o Ministério das Cidades, Eletrobrás Furnas, Fórum Lago (Fórum das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão), Sedru e Emater”, avalia Nelson Lara.

 

15/12/2010

Festa da Virada do Ano movimenta Guapé

A cidade de Guapé terá uma grande festa de Révellon este ano. Um amplo palco está sendo montado na Praça Dr. Passos Maia para a apresentação dos shows além da queima de fogos que vai saudar a chegada do Ano Novo. A expectativa dos organizadores é que mais de 5 mil pessoas passem a festa da virada do ano na cidade e desfrutem de uma festa cheia de alegria e segurança.
           
As apresentações artísticas agendadas para o dia 31 de dezembro e 1 de janeiro ficará por conta da banda Bate Cocha com previsão para início às 22h00. A contagem regressiva para 2011 terá um espetáculo de show pirotécnico com 30 minutos de duração.
           
De acordo com o Prefeito Nelson Lara a festa da virada do ano em Guapé é uma festa para reunir moradores e turistas. “Guapé é uma cidade muito hospitaleira que tem uma natureza linda e para somar estes fatores com a chegada do novo ano vamos realizar uma calorosa festa de Révellon para recebermos os visitantes e desejar a todos um 2011 de muitas realizações”, declara Nelson Lara.     
           
Na oportunidade o Prefeito fará a entrega dos prêmios do concurso que vai escolher a melhor decoração natalina de Guapé. A competição aberta à toda população teve como principal objetivo estimular a criatividade da população tornando a cidade mais bela para as festividades natalinas.

O Reveillon Guapé 2011 também terá festas espalhadas pela cidade para atender todos os turistas.

 

 

15/12/2010

Reveillon em Guapé: um sucesso

A festa da virada de 2011 em Guapé foi um grande sucesso. Cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes na Praça Dr. Passos Maia para prestigiar a contagem regressiva da virada do ano. Mesmo com a chuva o público presente animou a festa ao som da banda Bate Coxa.

Outros estabelecimentos como pizzarias, chopperias, clubes, pousadas e bares estiveram lotados todos os dias de evento, posicionando a cidade como um ponto de encontro para turistas que procuram beleza, eventos, povo hospitaleiro, boa comida e tranquilidade.
           
Segundo a concessionária do Parque Municipal do Paredão Kátia Laudares, administrada por Sr. Sebastião o movimento do feriado foi muito intenso durante todo o fim de semana. “Apesar do tempo chuvoso nós recebemos centenas de visitantes ocupando os quiosques, camping e restaurante. Vários pratos típicos da região foram degustados pelos turistas e visitantes como o tradicional frango caipira e porções de peixe”, afirma.
           
Os turistas não pouparam elogios a cidade de Guapé por se apresentar bastante decorada e iluminada no clima natalino, além de parabenisar o município pelo aspecto de ruas e meio-fios limpos e pintados.
           

 

 

Guapé vai receber um dos maiores empreendimentos do país   

O Brasil está em evidência, o mercado de luxo no país está aquecido, e os consumidores cada vez mais ávidos por tecnologia e inovação.

 

 

Para surfar nessa onda, empresários atentos às últimas tendências de mercado lançam um dos complexos imobiliários mais luxuosos do país em uma península paradisíaca em Guapé. Trata-se da Terramare Península, loteamento que vai reunir num só espaço inúmeros atrativos e serviços diferenciados, com a máxima preocupação com o impacto ambiental.

 

 

O empreendimento vai divulgar o potencial do sudoeste mineiro e posicionar o lago como rota turística no Brasil aquecendo a economia da região. O Complexo é fruto de uma parceria entre o engenheiro agrônomo, especialista em projetos de reflorestamento e sustentabilidade, Jayme Resende e Antonio Carbonari Netto, empresário e investidor da área educacional brasileira.

 

 

A dimensão do negócio é tamanha que para dar início às atividades, os investidores se reuniram com o prefeito Nelson Lara, Câmara dos Vereadores e empresários locais, a fim de encadear iniciativas, frente à demanda que virá.

 

 

Segmentos como construção civil, hotelaria e gastronomia serão diretamente impactados.

 

 

A Terramare Península é um loteamento de 170 hectares, com terrenos a partir de 1.000 m2, distribuídos em seis etapas de comercialização. O projeto prevê a construção de 559 unidades. Uma rede de 500 corretores das melhores imobiliárias do Brasil estarão envolvidos na proposta.

 

 

O empreendimento conta com uma infra-estrutura de serviços e lazer preparada para receber com luxo e conforto seus proprietários e visitantes, se posicionando como um dos melhores condomínios fechados do país.

 

 

Outro destaque da proposta é a concepção moderna projetada dentro do conceito sustentável. Grande espaço verde, ruas largas desenhadas para acompanhar curvas de nível, a preocupação com todo o aproveitamento das áreas, terrenos com elevação abaixo de 30%, residências independentes cercadas com alambrado e cerca viva, pavimentação em bloquetes e portarias independentes num formato de residencial exclusivo.

 

 

 ATerramare foi desenhado para aqueles que primam por tranquilidade e privacidade, sem deixar de lado atividades sociais. Ao mesmo tempo em que permite aproximação da natureza, por meio da paisagem exuberante.

 

 

Os responsáveis pelo projeto do complexo desenvolveram um Clube Náutico de ponta, com consultoria de Mário Bandeira, para agradar até mesmo os mais exigentes. Serão 121 vagas para barcos de até 26 pés e 121 vagas para barcos até 37 pés. A área total será de 22mil metros quadrados, com 6,7 mil m2 de área construída.

 

 

Um Aeroclube desenvolvido especialmente para o complexo também garantirá a praticidade e liberdade para moradores e visitantes locais. O projeto prevê ampla pista de pouso e aeroclube, que serão construídos a partir de estudos realizados pela empresa J.B. Serviços Aeronáuticos, especializada no segmento. Além disso, a Terramare Península vai contar com espaços e infraestrutura para cavalgar, pescar, mergulhar, praticar esqui aquático ou voar sobre todas as belezas do lugar.

 

 

Dentro do projeto será construído um centro equestre com 60 baias, balsa exclusiva para o empreendimento, hotel com serviços de spa (sauna, massagem, ioga, banhos especiais, entre outros), piscina, restaurante e playgrounds, um Mall e o Espaço Gastronômico JTR, parte do Píer JTR. E ainda o sistema doméstico pay-per-use, para quem quer apenas aproveitar as belezas do Lago, sem preocupações com serviços caseiros.

 

 

Sérgio Santana, reconhecido pelo trabalho poético de “arquiteto de paisagens” assina os projetos de urbanismo e paisagismo do empreendimento todo, desenvolvido de acordo com os mais exigentes critérios de sustentabilidade. A iniciativa é projetada para ser um dos pólos turísticos mais procurados nacional e internacionalmente, com belezas naturais que o equiparam a locais como a Cote D´Azur, Costa Brava ou Acapulco.

 

 

 A Terramare promete ser o destino certo dos turistas de bom gosto e que privilegia a beleza do “Mar de Minas”. Lago de Furnas As águas totalmente cristalinas do Lago uma das maiores represas do Estado de Minas Gerais, é um dos locais de lazer, de esportes e de turismo mais procurados do estado.

 

 

 A partir da construção da represa de Furnas, os rios Grande e Sapucaí, formaram um lago com 1.457,48 km² de superfície e 3.500 km de margens e mudou radicalmente a geografia local, com a criação de praias, cânions e cachoeiras.

 

 

Daquele incrível lago sairiam mais que peixes: um novo estilo de vida, ancorado nas terras ribeirinhas e ainda um incipiente mercado imobiliário. Muitos condomínios e loteamentos foram criados próximos às praias e cachoeiras se formaram.

 

 

Hoje a região do Lago de Furnas conta com dezenas e dezenas de trilhas, cachoeiras, remansos e enseadas, lugares para caminhadas, canyoning, trekking ou ciclismo. A flora e a fauna são muito variadas, pois toda a região é bem preservada. A presença de pássaros e pequenos mamíferos próximos a residências é frequente.

 

 

 A estação de Hidrobiologia e Piscicultura da Usina de Furnas, criada nos anos 70, produz espécies nativas (dourado, trairão, piau-três-pintas, piracanjuba, curimbatá e pau-caranha) para povoar o reservatório.

 

 

A pesca esportiva é uma atividade com muitos seguidores na região, e a produção comercial existente, que engloba também tilápias, é importante fonte de renda regional. Agora, com estradas cada vez melhores e facilidade de acesso a serviços, a demanda por novos empreendimentos de alto padrão cresce vigorosamente.

 

 

 

Lago atrai investidores e Guapé está na rota da expansão

Há pouco mais de quarenta anos, 34 municípios mineiros viam suas terras mais férteis, as várzeas, serem inundadas pelas águas de Furnas. Os anos se passaram e os tempos foram mudando e com eles as mentalidades, a cultura, os hábitos e as oportunidades de novos negócios. Começou o turismo histórico em Minas Gerais, o turismo de negócios, o turismo voltado ao lazer. E com ele, a hora e a vez de alguns daqueles 34 municípios outrora parcialmente inundados.

E os investimentos foram se multiplicando. Empresários de vários locais do país e até de fora implantaram grandes empreendimentos, atraindo amigos e investidores que em curto espaço de tempo fizeram do Lago de Furnas, sua opção primeira quando é chegada a hora do lazer, sempre tranqüilo e saudável.  Os investimentos em torno destas 34 cidades banhadas pelo Lago de Furnas é altíssimo, na casa de R$ 400 milhões. Só de empregos diretos e indiretos foram mais de 2.000.

Em Guapé o momento é de expansão e comemoração. Após a construção do condomínio de luxo Terramare Península, às margens da represa de Furnas, a cidade, que sempre teve como principal atividade a agropecuária, agora espera ganhar dinheiro com o turismo também.

Estipula-se que 400 empregos diretos e indiretos na cidade aconteceram desde a implantação do Terramare. Milhões e milhões foram transformados em mão de obra, em materiais de construção, em prestação de serviços, em melhoria de vida para milhares de pessoas que partilharam e partilham desses benefícios.

O município já arrecadou cerca de R$ 90 mil em impostos e a expectativa é que só com o Imposto sobre a Transferência de Bens Imóveis (ITBI), a prefeitura tenha uma receita de R$ 750 mil.

Alegria e satisfação sente o prefeito de Guapé e também presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Nelson Lara (PT). “Somos muito contemplados, tanto pela beleza do Lago como pelo progresso que nossa cidade vem sentindo após a construção de grandes empreendimentos como a Terramare e outras que ainda virão. Este Mar de Minas, que Deus quis por bem colocar estrategicamente aqui, nos dá a condição de reivindicar o título de Portal. Quem afirma isso não somos nós, apaixonados líderes políticos e empresários da região, portanto, suspeitos para falar. São nossos milhares de turistas que assiduamente vem nos visitar e trazer seus recursos para serem gastos aqui”, afirma Nelson Lara.

 

 

 

09/08/2011

Lago de Furnas é tema de reunião entre Agostinho Patrus Filho e Nelson Lara

O prefeito de Guapé e presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas – ALAGO – Nelson Lara se reuniu no último dia 2 de agosto, em Belo Horizonte com o secretário de Turismo, Agostinho Patrus Filho. A tônica do encontro foi discutir melhorias para o Lago de Furnas e a participação da região como um dos atrativos para a Copa de 2014.

A reunião aconteceu na Secretaria de Turismo da cidade administrativa. Na ocasião, foi abordada a questão da sinalização no entorno do Lago, que ainda é pequena e a possibilidade de se aplicar mais recursos nos municípios que fazem parte do Lago. Outro assunto falado no encontro foi o envolvimento do Lago de Furnas na Copa de 2014 que será realizada no Brasil. O secretário de Turismo, Agostinho Patrus Filho não descartou a possibilidade de realizar um roteiro turístico com os envolvidos no projeto futebolístico nesta região.

Para o presidente da Alago e prefeito de Guapé, Nelson Lara, os temas debatidos durante o encontro com o secretário de Turismo foram fundamentais para as iniciativas que resultarão em maior atração de turistas na alta estação que está chegando.

“A reunião foi muito produtiva. Os temas que discutimos são de grande importância para todos os municípios que fazem parte do Lago. Fico feliz com o empenho do secretário Agostinho Patrus, pois se depender dele, o nosso Doce Mar de Minas será um atrativo à parte para os eventos futuros que o nosso país terá o privilégio de sediar”, comentou Nelson.

Ao final do encontro, Nelson presenteou Agostinho Patrus com um book do empreendimento turístico/imobiliário Terramare Península, que mostra um pouco da beleza natural que é o Lago de Furnas.

Participaram também da reunião o deputado estadual, Pompilho Canavez, o prefeito de Formiga, Aluísio Veloso, representando Jair Alves de Oliveira, prefeito de Boa Esperança, Denise Figueiredo Barbosa, o secretário executivo da Alago, Fausto Costa e alguns gestores do Circuito Nascentes das Gerais.

 

Piloto patrocinado pelo município vence circuito de Brands Hatch, na Inglaterra

O piloto guapeense Victor Corrêa venceu neste último domingo (27-07), pela 2ª vez, a oitava etapa do EuropenF3 Open. Vitor ocupa agora a 3ª posição no certame com 52 pontos. A prova aconteceu no tradicional circuito de Brands Hatch, na Inglaterra. O rapaz, que nasceu em Guapé e que mora em Alfenas, é patrocinado pela prefeitura de Guapé, quer alcançar o título da temporada.

“Estou muito feliz com esta segunda vitória. O carro estava bom na corrida e agora o foco meu será buscar a liderança nas próximas etapas para ficar cada vez mais na briga pelo título da temporada”, comemorou o mineiro, Victor Corrêa.

Victor largou da pole position mas seu carro perdeu a tração na largada e o piloto suíço Alex Fontana, que fez 69 pontos, assumiu a ponta onde permaneceu nas cinco primeiras voltas. Fazendo pressão em cima do suíço, no início da sexta volta, o mineiro assumiu a ponta quando Fontana saiu da pista e caiu.

“Acelerei demais na largada e meu carro chegou a ficar de lado. Por isto perdi a ponta. Depois que os pneus esquentaram é que pude aumentar o ritmo e após assumir a liderança fiquei administrando até a bandeirada”, conta Victor.

A quinta rodada dupla do Europen F3 Open ocorre nos dias 17 e 18 de setembro, desta vez em Algarve, em Portugal. O Europen F3 Open é composto por 16 corridas em sistema de rodadas duplas com etapas na Espanha, Bélgica, França, Inglaterra e Itália. Já foram disputadas provas na Espanha, França e Bélgica.

O prefeito de Guapé, Nelson Alves Lara, que aposta no piloto guapeense, apoiando-o no campeonato afirmou. “Para nós é uma alegria saber que um mineiro está brilhando no automobilismo lá fora. Acreditamos no talento do Victor e estamos aqui para ajudar. Agora é torcer para que ele faça bonito novamente no mês de setembro em Portugal”, comentou Nelson.